Folha Entrevista
Secretário Municipal de Infraestrutura, Rosse Andrade
Ele é um itaunense “da gema”, nascido e criado no bairro Padre Eustáquio, destacou-se como jogador de futebol e chegou a ser profissional jogando no Cruzeiro; saiu do futebol e resolveu jogar em outros campos e tornou-se político, sendo eleito vereador; depois assumiu vários cargos de secretário em governos diferentes, como no de Hidelbrando Canabrava, Osmando Pereira e agora é o secretário de infraestrutura do governo Neider Moreira. E vem se destacando, com ações constantes em várias frentes. A FOLHA entrevistou Rosse Andrade, que falou do passado, do presente e do futuro.
FOLHA DO POVO - A política em Itaúna sempre foi muito disputada e sempre existiram os fracionamentos em “grupos”. Você participou, ao longo de sua carreira política, de três grupos distinto, e que sempre foram adversários ferrenhos, como o grupo do ex-prefeito Hidelbrando Canabrava, o Bandinho, o grupo do Osmando e agora o do Neider. Em todas as oportunidades dentro desses grupos, você ocupou cargos de destaque. É só jogo de cintura? Ou é visão política somada à competência?
ROSSE ANDRADE - Vejo em primeiro lugar como competência, pois sempre me preocupei em realizar um bom trabalho.
FOLHA - Você tem se destacado no cargo de secretário municipal de Infraestrutura e Serviços. Seu trabalho é considerado muito bom e a cidade está organizada. A secretaria sempre foi complicada, difícil de gerir. Como conseguiu estabilizar os serviços e as necessidades básicas dos munícipes sem críticas contundentes?
ROSSE - Primeiro é ter humildade e respeito com os companheiros de trabalho. Saber ouvir, observar e saber trabalhar em equipe. Estar sempre presente em campo, na execução dos serviços para motivá-los. Delegar comando para os seus gerentes e coordenadores.
FOLHA - Obras de infraestrutura urbana importantes precisam ser feitas ou terminadas em Itaúna, para que o tráfego urbano fique melhor e interligações centro-bairro fiquem melhores. Quais as principais obras? Há uma programação ainda neste governo para a realização de algumas delas?
ROSSE - Já executamos várias obras na nossa cidade, como asfaltamento de ruas e avenidas, pontes, calçamento, extensão de rede elétrica e iluminação. Agora temos vários projetos para serem executados, mas depende do orçamento e do chefe do executivo, prefeito Neider.
FOLHA - Você tem recebido elogios por obras que melhoram o dia a dia do cidadão. Obras como a recuperação do Rio São João, por exemplo, e os gabiões, que foram destruídos, dentre outras. No caso da limpeza do Rio São João, uma obra importante, sem dúvidas, a FOLHA destacou isso, sendo o primeiro órgão de imprensa a fazer isso, até quando nem mesmo a assessoria de comunicação da Prefeitura havia se apercebido dessa importância. Porém existem críticas em relação aos cortes de árvores, por exemplo. Como você vê essa questão? Tinha como realizar o serviço sem cortar tantas árvores?
ROSSE - Toda a execução de desassoreamento do Rio São João, Ribeirão Joanica e dos Capotos está dentro das leis ambientais e também devido à catástrofe ocorrida no final de 2021 e início de 2022. Sendo assim, não tinha outra alternativa a não ser fazer o desassoreamento dos rios e ribeirões. Com essa nossa ação, se fez necessária a supressão de algumas árvores que estavam comprometidas e outras ofereciam risco de acidentes. Para nossa equipe está sendo um desafio a execução deste serviço, que não é só desassorear, mas também refazer os gabiões, passeios, ruas, avenidas e o plantio de novas árvores. Com a benção de Deus, estaremos fazendo melhor. Lembrando que contra a natureza não podemos competir!
FOLHA - O seu trabalho, muitas vezes, pela divulgação que você e sua equipe fazem nas redes sociais, e junto a amigos, tem se destacado mais do que os de outras secretarias. Isso te traz algum problema no dia a dia com os demais secretários e com os vereadores, por exemplo? Ou o destaque é porque há mesmo um trabalho melhor na sua secretaria?
ROSSE - Não vejo nenhum problema quanto à divulgação do nosso trabalho. Uma vez que estamos mostrando a realidade do nosso dia a dia na Secretaria de Infraestrutura e Serviços, onde atendemos a todas as outras secretarias e todo o Legislativo. A nossa equipe da Infraestrutura trabalha muito e praticamente todos os dias da semana, e assim às vezes incomoda algumas pessoas que enxergam de outra maneira. A nossa secretaria tem mostrado que consegue fazer a diferença com muito trabalho!
FOLHA - Você foi vereador e não voltou a concorrer ao cargo. Não gostou do Legislativo?
ROSSE - Não que não tenha gostado do Legislativo, eu simplesmente achei que poderia somar mais na área do Executivo e, graças a Deus, sempre fui convidado para trabalhar em várias gestões, e em algumas até mesmo fui concorrente na área política. Sendo assim, já fui secretário de Esportes, gerente de almoxarifado, chefe de Gabinete, secretário adjunto de Saúde e secretário de Infraestrutura. Isso tudo se resume em trabalho, ética e comprometimento.
FOLHA – No próximo ano teremos eleições municipais. Você vem se destacando no grupo Neidista e é amigo da vice-prefeita, Gláucia, que se coloca como provável candidata a prefeita. Você vai disputar algum cargo? Pode ser candidato a prefeito ou vice?
ROSSE - Eu sempre conquistei o meu espaço com muito trabalho e fé em Deus. Nada foi por acaso. Aprendi que sozinho não consigo ir a lugar algum, principalmente na política, “que só acontece quando se tem um grupo”. Já trabalhei com vários grupos políticos – Bandinho e Osmando e agora com o prefeito Neider. Tenho a absoluta certeza que, com o meu trabalho, fiz uma grande diferença para o município. Seja como vereador, secretário de Esportes, chefe de Gabinete, secretário Adjunto de Saúde ou como secretário de Infraestrutura. Só tenho a agradecer a todos, em especial ao povo itaunense, por acreditar no meu potencial. Estarei sempre pronto para servir a minha comunidade naquilo que for necessário.
FOLHA – O asfaltamento de ruas e a recuperação da pavimentação asfáltica têm sido a principal realização do prefeito Neider e todo serviço asfáltico tem sido feito com recursos de empréstimos. O que você acha da situação? É por aí mesmo?
ROSSE - Todo investimento em asfalto e calçamento tem recurso do Município, do Estado, de emendas parlamentares e de empréstimo. Você só consegue empréstimo quando a cidade oferece condições de fazê-lo e possa pagar. Nossa cidade hoje está passando por uma transformação em todos os lugares graças aos investimentos e visão de administração do nosso prefeito Neider e tem muito ainda para acontecer.
FOLHA - Quais as principais obras urbanas feitas e as que precisam ser realizadas neste um ano e meio que resta?
ROSSE - Já realizamos várias obras, como pontes, gabiões, calçamentos, iluminação, construções de creches, ESF’s, asfaltamento, construções de praças, reformas em geral, revitalização dos parques ecológicos, expansão do Distrito Industrial, desassoreamento dos ribeirões Capotos e Joanica e Rio São João, modernização na Saúde, na Educação e uma nova versão da Cultura na Cidade e mais. Quanto ao restante do mandato, posso afirmar que tem muito para acontecer e que está na avaliação de outras secretarias e do nosso prefeito.
FOLHA – O que você, como secretário, acha da atuação do Poder Legislativo? Acha a composição da Câmara equilibrada em se tratando de município? Ou seja, a comunidade está bem representada, observando-se as regiões, os bairros…?
ROSSE - Como já fui vereador, posso afirmar que não é nada fácil, uma vez que sua função é legislar, elaborar leis e representar o interesse da população, bem como fiscalizar o Executivo. Sendo assim, as ações dos vereadores ficam um pouco limitadas, porém, se a pessoa for criativa e souber ouvir e observar o que o povo necessita, fará um bom trabalho. Todo profissional deve se capacitar para oferecer um melhor resultado e com os vereadores não é diferente.
FOLHA – Nesse mês de maio, fez quatro anos que você está à frente da Secretaria de Infraestrutura. Você está satisfeito com seu desempenho? Fez até aqui o que tinha de ser feito ou tem alguma obra que você gostaria de fazer?
ROSSE - Posso dizer que a Secretaria de Infraestrutura e Serviços é minha casa e família, onde vivo praticamente doze horas por dia, com muito empenho, dedicação e prazer. Amo o meu trabalho, minha equipe e minha cidade! Trabalho com maior prazer do mundo, cada obra ou serviço prestado parece ser sempre o primeiro e fico sempre emocionado. O melhor de tudo é que consigo transmitir para minha equipe esse sentimento de satisfação e gratidão. O povo itaunense é muito exigente e isso me faz trabalhar dobrado, e quando vejo nossa cidade em destaque, me sinto muito realizado. Mas falta muita obra para ser realizada ainda, pois nossa cidade está sempre em desenvolvimento.
FOLHA – Av. Walter Mendes, Viaduto na MG-431, interligação bairros-centro, reforma da Praça Dr. Augusto Gonçalves, abertura da Av. São João sentido Santanense, urbanização do bairro Mamonal, iluminação do trevo do bairro Morro do Engenho, dentre outras obras: o que vai se tornar realidade?
ROSSE - Reafirmo que dependo de outras secretarias e do prefeito para poder falar de novos projetos. Posso afirmar que vêm muitas obras, pois o prefeito Neider é muito empreendedor e compreende as necessidades de nosso município.