Bandidos colocam fogo em viaturas na porta de presídio
Quatro veículos foram queimados. Ato pode ter relação com represália do crime organizado em questionamento às condições prisionais no estado
Por volta das 3h15 da madrugada desta sexta-feira, 15 de dezembro, pessoas não identificadas atearam fogo em quatro viaturas da Polícia Penal que estavam estacionadas em frente à portaria do presídio de Itaúna (antiga cadeia pública), na Rua Santana, Bairro das Graças. O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para apagar as chamas e comunicou a utilização de duas equipes e 5 mil litros de água para debelar o incêndio. Três dos veículos tiveram perda total com as chamas. A Polícia Civil também foi acionada e instaurou inquérito policial para apurar o caso.
Ninguém se feriu no incêndio que, além das viaturas, também atingiu uma caixa d´água e a rede elétrica próxima. Até o fechamento desta edição a direção da Polícia Penal no estado ainda não tinha se manifestado sobre o caso.
Suspeitas de ato terrorista do crime organizado
No início deste mês, mais precisamente no dia 3 de dezembro, um ônibus foi incendiado na capital do estado, Belo Horizonte, por três homens encapuzados e armados, que deixaram um bilhete com ameaças, avisando de ações futuras do crime organizado. Segundo esta ocorrência, nas ameaças dos bandidos constavam cobranças de melhorias no tratamento de presos no sistema penal mineiro e exigência de melhorias para o presídio de Formiga, também no Centro-Oeste de Minas.
Ainda não teve qualquer afirmação de autoridades de que o caso de Itaúna estaria ligado a essas ameaças. Porém as investigações já começaram e a qualquer momento a Polícia Civil de Itaúna, encarregada do caso, pode anunciar novidades sobre este incêndio criminoso. Comentários nas imediações do presídio de Itaúna são de que existem, também, reclamações quanto às condições do local, mas não foram confirmadas pelas autoridades.