30 DE AGOSTO - 80 anos da morte de Padre Eustáquio

30 DE AGOSTO - 80 anos da morte de Padre Eustáquio
Foto: Arquivo


No dia 30 de agosto é celebrada e lembrada a data que marca os 80 anos da morte do Padre Eustáquio, celebrado por milhões de devotos e que, atualmente, passa por um processo de canonização tramitando no Vaticano, para que ele possa se tornar santo.

Filho de uma família católica, Padre Eustáquio nasceu no dia 3 de novembro de 1890, na Holanda, e foi um dos primeiros padres da congregação dos Sagrados Corações enviados para o Brasil. 

Em 1943, o religioso lançou a pedra fundamental da atual Igreja dos Sagrados Corações, conhecida como a Igreja do Padre Eustáquio, no Bairro Padre Eustáquio, em Belo Horizonte. Na capital, a data está sendo celebrada desde o dia 19 de agosto, com programação especial, e, hoje, dia 30, estão sendo celebradas missas a cada duas horas. Além disso, foi inaugurado um museu no complexo do Santuário Arquidiocesano da Saúde e da Paz. No Centro Cultural da Ação Social Padre Eustáquio (ASPE), estão à mostra roupas e objetos usados pelo religioso e fotos da cerimônia de beatificação realizada em 2006.

Em Itaúna, a fundação do Bairro Padre Eustáquio se iniciou com a benção dada à pedra fundamental da Companhia Nacional de Ferro Puro, que seria implantada em 1942, em terreno da fazenda do Coronel Arthur Vilaça, durante a administração do então prefeito Dr. Lincoln Nogueira Machado. De acordo com o livro “60 anos de Sacerdócio de Padre José Neto”, pároco em Itaúna, Padre Eustáquio ficou hospedado na casa do prefeito Dr. Antônio Augusto de Lima Coutinho. A pedra foi transferida para onde o Padre Luiz Turkenburg projetou a nova matriz e, no final da década de 40, Geraldo Alves Parreiras decidiu implantar um bairro com o nome de Vila Padre Eustáquio.

Veja mais sobre a história do Padre Eustáquio em crônica na edição deste sábado.