SOLUCIONADO - Reservatório do Morada Nova já funciona 100%
Obra inaugurada em 2022 com muita festa não foi concluída na administração passada e só agora é que a “casa de bombas” foi concluída
Em dezembro de 2022, o então prefeito de Itaúna inaugurou o reservatório de água tratada instalada no local denominado Monte Moriá (Morada Nova), com capacidade para 2,5 milhões de litros de água. Na época, foi feito muito alarde sobre a obra, construída a partir de obtenção de empréstimo, com valor anunciado de R$ 12 milhões. Porém, como se soube alguns meses depois, a casa de bombas, que enviaria água até o local, não foi construída. Assim, o reservatório, que deveria abastecer cerca de 40 bairros de uma extensa região, funcionou “meia boca”, com água sendo enviada de outro reservatório e ocasionando falta de água na maioria dos bairros que deveriam ser atendidos.
Nesta semana, porém, o atual prefeito, Gustavo Mitre, em companhia do diretor-geral do SAAE, Nilson Borges, entregou à população a casa de bombas que atenderá o referido reservatório. Desde o início do atual mandato que o problema foi enfrentado pela equipe do SAAE, com a realização de uma série de obras e aquisições, para que o reservatório funcionasse 100%, conforme havia sido projetado.
A casa de bombas
Uma das ações realizadas pelo SAAE foi a construção da estação elevatória – casa de bombas –, responsável por levar água direto da Estação de Tratamento de Água – ETA do Bairro de Lourdes até o reservatório. Foram instalados três conjuntos de bombas e motores, com 30 CV, cada (380 volts). Essas bombas têm três estágios cada, com capacidade de adução de 400 metros cúbicos por hora – isso representa 150 MCAs (metros de coluna por água), o que é suficiente para manter o reservatório sem problemas.
Conforme explicação dos técnicos, “duas bombas trabalhando juntas (com capacidade total de voltagem) conseguem jogar 800 mil litros de água por hora dentro do reservatório”, demorando, por exemplo, pouco mais de três horas para encher o reservatório até sua capacidade total.
A energia elétrica necessária
Conforme a autarquia, “para os testes da rede e o reservatório, está sendo usado um gerador de energia de 500 kva (380 volts de saída). Junto à CEMIG foi solicitada a instalação de um transformador no SAAE exclusivamente para atender à elevatória, com capacidade de 750 KVA (Os dois motores trabalhando juntos, com carga total, consomem 500 kva)”.
Também foi necessário construir uma adutora, com extensão de 1.400 metros de rede de tubos de ferro, desde a ETA até o Monte Moriá, com diâmetro de 500 mm de adução. “Do Reservatório do Monte Moriá a quase totalidade da água é levada até ao R7 – reservatório do Novo Horizonte que tem capacidade total de reservação de 3.100.000 litros de água. Do Monte Moriá até ao R7 foi construída uma de 1.350 m com tubos de 400 mm de diâmetro”, explicam ainda os técnicos do SAAE.
O R7 é o principal abastecedor de toda a região Oeste de Itaúna, compreendendo dentre outros bairros, Morada Nova, Santa Edwiges I e II, Cidade Nova I, II e III, Murilo Gonçalves, Três Marias, Aeroporto, Santanense, Residencial Santanense, Cerqueira Lima, Lopes, Campos etc. Do reservatório do Monte Moriá sai também uma rede acessória, diretamente ligada ao reservatório do Cidade Nova. Para o funcionamento desta rede, o SAAE construiu este ano 425 m de rede, entre a rotatória da Rua Ana de Faria Dornas, no bairro Morada Nova, até o booster da Praça central da Igreja do Bairro Cidade Nova. Esta obra possibilitou a ligação direta do reservatório do Monte Moriá ao reservatório do Bairro Cidade Nova.





