ISENÇÃO - SAAE não cobra mais a tarifa de ligação de água e esgoto

Decisão foi anunciada pela autarquia e já está valendo para as solicitações de ligação feitas a partir de agora

ISENÇÃO - SAAE não cobra mais a tarifa de ligação de água e esgoto
O diretor-geral do SAAE, Nilzon Borges, destacou o alcance social e econômico da isenção para todos os itaunenses - Foto: Divulgação/SAAE de Itaúna

O diretor do SAAE, Nilzon Borges, anunciou nesta semana que a autarquia deixa de cobrar, a partir de agora, a tarifa de primeira ligação residencial de água e esgoto, que corresponde ao valor de R$ 1.282,89. Conforme a divulgação do SAAE, “a medida vale a partir deste mês e está em consonância com especificações da ARISB/MG, que é a agência reguladora que trabalha em conjunto com o SAAE itaunense na gestão do saneamento básico do município”. 

E afirma ainda a autarquia que o SAAE concedeu a isenção do custo de instalação da primeira ligação de água e esgoto, com diâmetro de até 3/4” (três quartos de polegada), para as categorias Residencial e Residencial Social.

Como solicitar a primeira ligação residencial de água e de esgoto?

O futuro consumidor deve solicitar a primeira ligação residencial no atendimento do SAAE ou sede da Prefeitura, no guichê especializado de atendimento de serviços de saneamento básico. É necessário que o solicitante seja o titular do imóvel para assinar o requerimento, apresentando os seguintes documentos: RG e CPF, registro do imóvel atualizado, licença de abertura de valas e o talão de numeração que são requeridos na Prefeitura.

Para a zona rural, é exigido que se faça o requerimento de viabilidade. Se o pedido for aprovado, você deverá apresentar o registro do imóvel atualizado, RG e CPF. Se não possuir o registro, apresente o contrato de compra e venda e o registro da área total. O lugar deve ter fácil acesso, livre de impedimentos, como cachorros, casa fechada, grades ou entulhos.

É necessário que o proprietário identifique o local para instalação do padrão de água. Após todos os procedimentos de entrega e conferência da documentação, será gerada uma Ordem de Serviço (OS) e visita técnica para marcar o local da ligação. O prazo estimado para a execução do serviço é de até 20 dias. E toda e qualquer alteração/manutenção no padrão de água ou na rede de esgoto só poderá ser realizada pela equipe do SAAE.

Nilzon fala sobre a isenção

O diretor-geral do SAAE, Nilzon Borges, falando sobre a isenção da tarifa de primeira ligação residencial e residencial social, afirmou que “estamos facilitando a vida do consumidor e diminuindo custos na construção civil. Ao mesmo tempo, é uma medida que pode evitar ligações clandestinas que prejudicam o sistema de abastecimento de água. Com ligações regulares, somente executadas pelo SAAE, se mantém um padrão de qualidade na distribuição da água porque elas são feitas e dimensionadas dentro da capacidade de atendimento de nossa autarquia. A medida de isenção da tarifa foi analisada e aprovada em conjunto com a ARISB/MG, que é a agência reguladora das atividades do SAAE”.