SEJUSP anuncia início de obra de esgoto em 2026

Segundo assessoria do órgão, o projeto das instalações de água e esgoto da unidade está pronto e a obra será licitada no primeiro trimestre de 2026

SEJUSP anuncia início de obra de esgoto em 2026
Reprodução/SEJUSP

A reportagem da FOLHA tem acompanhado o andamento da obra do novo presídio em Itaúna e, conforme reportagem anterior, em junho deste ano, o relatório de obras da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública - SEJUSP dava como concluída a obra. Porém, após a conclusão do prédio, com 3.597,70m², com capacidade para abrigar 306 presos, surgiu um problema de abastecimento de água e captação de esgoto.

Inicialmente, a informação era de que a obra previa uma estação de tratamento do esgoto gerado no local, além da perfuração de poço artesiano para abastecer a unidade. Porém, conforme apurado posteriormente, seria necessário fazer a ligação da rede de esgoto à estrutura do município que encaminha os detritos para a Estação de Tratamento de Esgoto - ETE. Em relação ao abastecimento de água, da mesma forma, seria necessário construir acesso à rede de distribuição de água do município. 

A Prefeitura de Itaúna e o SAAE auxiliaram na elaboração dos projetos necessários para essas duas obras. Conforme resposta da assessoria da SEJUSP à reportagem da FOLHA, a situação atual é a seguinte: “Em relação à rede de esgoto, informamos que a obra civil realizada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) está pronta. O acesso aos serviços de esgotamento sanitário e abastecimento de água já está com os projetos finalizados e a obra deverá ser licitada e iniciada no primeiro trimestre de 2026”.

O custo da unidade é de R$ 31.773.141,07, conforme o relatório. Porém nesse valor não está incluída a obra de acesso ao esgoto e água, que ainda será licitada, conforme apurado junto à Sejusp.