SAÚDE - Passagem de ano com risco de Gripe K

Variação mais agressiva do vírus Influenza coloca autoridades sanitárias em alerta

SAÚDE - Passagem de ano  com risco de Gripe K
Foto: Agência Brasil/Paulo Pinto

O ano de 2025 termina em alerta e o risco de pandemia para 2026: trata-se da Gripe K, uma variante mais agressiva do vírus Influenza, e que vem assustando cientistas mundo afora. A Organização Mundial da Saúde – OMS e a Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS já emitiram alerta sobre a rápida transmissão do vírus que vem sendo chamado de Gripe K. O Brasil já havia registrado pelo menos 4 casos até o início da semana. Um dos casos foi registrado no Pará, e outros três, no Mato Grosso do Sul.

Ainda segundo as autoridades, ainda não há confirmações de que o novo vírus cause doença mais grave dos que as demais transmitidas pelo Influenza, mas a disseminação desse tem sido mais rápida. A velocidade de transmissão foi constatada em regiões da Europa, Ásia e América do Norte, o que causa alerta nas autoridades sanitárias. 

Os sintomas dessa gripe são similares às demais, com febre, tosse, dor de garganta, dores no corpo, mal-estar e fadiga, características típicas da Influenza. E, mais uma vez, é necessário que a população tome medidas de prevenção para evitar o contágio em massa. 

A vacina é, ainda, o meio mais garantido de evitar a doença e as autoridades de saúde desenvolvem ações para que seja aumentado o índice da cobertura, que está baixo. É importante vacinar, especialmente idosos, gestantes, crianças pequenas e pessoas com doenças crônicas. 

Também são aconselhadas outras medidas de prevenção: uso de máscaras, lavar as mãos, cobrir boca e nariz ao tossir e evitar contato próximo quando com sintomas respiratórios. Tomando as medidas preventivas, além de combater os riscos de contágio, estaremos atuando para que 2026 não comece com uma pandemia gripal.