REGIÃO METROPOLITANA - TRE mantém cassação do prefeito de Mateus Leme

Decisão em segunda instância mantém condenação de Renilton Ribeiro Coelho e vice-prefeito, Anderson, por irregularidades durante a campanha eleitoral de 2020

REGIÃO METROPOLITANA - TRE mantém cassação do prefeito de Mateus Leme
Crédito: Reprodução Redes Sociais


Conforme decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), publicada nesta segunda-feira, 28 de agosto, a cassação do mandato do prefeito de Mateus Leme, Renilton Ribeiro Coelho (Republicanos), e do vice-prefeito, Anderson Nester de Sousa (Republicanos), se mantém. O tribunal confirmou, por quatro votos a dois, a condenação em segunda instância.

Eles haviam sido condenados em 1ª instância, em março deste ano, por abuso de poder econômico e caixa dois de campanha. A autora da ação de impugnação ao mandato eletivo afirmou a arrecadação irregular de valores por terceiros e gastos não declarados na campanha à prefeitura em 2020, além de compra de votos por meio de doações de cervejas, churrasco e outras vantagens aos eleitores.

De acordo com o TRE, o prefeito e o vice-prefeito ainda podem recorrer e permanecem no cargo até a publicação do julgamento de eventuais primeiros embargos de declaração, quando a execução do julgado deverá acontecer, como determinado pela Corte Eleitoral.