Para que serve o catecismo: o que estou fazendo neste mundo?

Para que serve o catecismo:  o que estou fazendo neste mundo?


Quando enviamos nossos filhos para a catequese, convidamos os pequenos a entenderem o propósito da vida nesta terra. E, por consequência, a possuírem o entendimento que os farão posicionar seus valores pessoais, suas prioridades e seus desafios futuros dentro da serenidade e da ordem que uma vida plena oferece: uma vida dentro da única Igreja que Nosso Senhor fundou como extensão de sua humanidade ao longo da história, como um Corpo sobrenatural muito além da mera imagem de instituição humana que se propaga ignorantemente por aí – uma vida dentro da Santa Igreja Católica Apostólica Romana.

Nosso único propósito neste mundo é conseguirmos viver por meio do Amor a Deus, a fim de nos unirmos a Ele no Céu, na Vida Eterna. Mas quais são os meios para se fazer isso? Ninguém ama aquilo que não conhece. Onde conheço Deus? Só é possível se Ele Se revelar. E Ele fez esta Revelação através de Seu filho Jesus Cristo.

Padre Paulo Ricardo tem uma didática brilhante para nos explicar como o catecismo nos explica isso. Ele ensina que o catecismo da Igreja Católica mira exatamente nisso e é basicamente dividido em 4 partes.

Na parte 1 do catecismo: conhecemos a Deus por meio do estudo do Credo, por meio do estudo da Fé. Nossos filhos estudam o credo transmitido pelos apóstolos através da Santa Tradição, do Magistério da Igreja e das Sagradas Escrituras: três pilares IGUALMENTE valorosos. Diferentemente dos protestantes, que acreditam na religião de um livro solto que deve ser livremente interpretado (e com frequência de maneira equivocada) por qualquer um. Muitos se esquecem que a seleção dos livros das Sagradas Escrituras, nos ensinando que são escritos iluminados, foram entregues a nós pela Santa Igreja Católica, de forma que se alguém afirma não crer na Santa Igreja Católica como aquilo que ela é, é impossível justificar de onde esta pessoa extrai a credibilidade para ver a Bíblia como sagrada. Nós católicos cremos é na Carne, em Jesus – a Palavra verdadeira, que subsiste sobrenaturalmente na forma da Igreja e se transmitiu na iluminação única e divina da sucessão dos apóstolos para os 266 Santo Papas, um após o outro, até a nosso Santo Padre atual. “Ora, a vida eterna consiste em que conheçam a ti, um só Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo que enviaste” (João 17:3).

A Parte 2 do catecismo: a forma de amar a Deus, para que consigamos nos unir a Ele, é obedecendo aos 10 mandamentos. Portanto, é necessário estudá-los e entendê-los. “Se me amais, guardarei meus mandamentos”. João 14:15 Contudo: surge um problema! É MUITO difícil obedecer aos mandamentos em razão de nossa condição humana! Assim, se tentarmos lutar contra o pecado apenas com nossa humanidade, a tarefa se torna impossível. Neste momento, é que o SOBRENATURAL se revela tão real, mensurável, enxergável e palpável como qualquer objeto que nossos cinco sentidos possam captar. Para resolver a dificuldade em cumprir os mandamentos, precisamos da Graça Santificante – e ela nos é transmitida, a cada um, conforme medidas diferentes que Cristo julga serem adequadas, por meio de 2 formas estudadas na parte 3 e 4 do catecismo.

A parte 3 do catecismo: os Sacramentos, que nos entregam a Graça por virtude própria (não existem folclores como “sentir” que um sacramento está funcionando). Ele tem eficácia independente de “sentirmos ele funcionando”.

Por fim, há parte 4 do catecismo: a Oração, pela qual podemos solicitar da misericórdia divina os socorros de que mais tivermos necessidade.