APELO - Família faz apelo pela vida de idoso
Homem de 76 anos aguarda vaga de neurocirurgia há cerca de 10 dias
A reportagem da FOLHA recebeu informações de que o senhor Jonas Fonte Boa, idoso de 76 anos, está internado na Sala Vermelha do Hospital “Manoel Gonçalves”, há cerca de 10 dias, aguardando encaminhamento cirúrgico pelo SUS para um hospital regional que atenda seu caso. Conforme as informações, o homem sofreu uma queda do telhado da sua residência, resultando em traumatismo craniano e fratura na clavícula, próximo da medula espinhal. O seu caso se agravou devido a uma pneumonia grave, adquirida após a internação na Sala Vermelha, visto que está acamado e sem mobilidade desde então.
O seu caso necessita de neurocirurgia, o que não é realizado no Hospital de Itaúna e, assim, a família busca uma vaga em hospital da rede do SUS que possa efetuar o procedimento. A reportagem entrou em contato com a direção do Hospital e foi informada que a situação está sendo encaminhada dentro das possibilidades locais. “O paciente já está regulado no sistema SUSFÁCIL desde o primeiro dia de internação, para a sua transferência, tendo sido cadastrado solicitando vaga zero, uma vez que não possui o serviço para atendê-lo”.
Informou ainda a direção do “Manoel Gonçalves” que “cabe ao Hospital, então, dispensar esforços, dentro de sua capacidade, para manter a vida do paciente, o que está sendo feito com muito cuidado e responsabilidade”. E acrescenta que “cabe a outros hospitais que atendem a rede SUS que dispõem do serviço para atendê-lo, fazer o pedido de transferência. Neste caso, tem que dispor de vaga para o atendimento”.
E conclui a informação que “o Hospital Manoel Gonçalves é passivo neste momento para uma transferência, dependendo da solicitação de outros hospitais. O Hospital de Itaúna possui equipe (NIR) que fica em constante contato com outros hospitais solicitando a transferência dos pacientes, quando é necessário” (como é o caso do senhor Jonas).





