SER MÃE - Livro abordando maternidade é destaque no Dia da Mulher

SER MÃE - Livro abordando maternidade é destaque no Dia da Mulher
Foto: Divulgação/Donina Editora

De todas as facetas da mulher, ser mãe talvez seja a mais destacada, pois é nesta ação que o ser humano aprende o quanto uma mulher pode ser forte, presente, resolutiva... E este sentimento de ser mãe não está apenas no ato de gerar, de dar à luz um ser. Ser mãe adotiva é, sem dúvida, demonstração às vezes mais forte da força feminina, até mesmo do que a própria geração de um filho. E é esta discussão, do valor em ser mãe, mesmo que adotiva, que se propõe na obra “A Galinha que Queria Ser Mãe”, da educadora e contadora de histórias Irza de Andrade. A Donina Editora destaca a obra exatamente no Dia Internacional da Mulher, 8 de março, pela importância de se debater e valorizar o sentimento maternal. 

Conforme a divulgação da obra, “em meio às reflexões inspiradas pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, uma delicada história infantil traz à tona um dos sentimentos mais profundos do universo feminino: o desejo de cuidar, amar e formar uma família. O livro ‘A Galinha que Queria Ser Mãe’ apresenta aos leitores a história de Chiquita, uma galinha muito querida que sonhava em ser mãe. No entanto, seus ovos sempre acabavam se transformando em omeletes, bolos, farofas ou tropeiros. Apesar da frustração, Chiquita não desiste do seu desejo de amar e proteger”.

E é alimentando essa vontade que ela encontra alguns ovos no quintal onde vive. Chiquita passa a cuidar deles com dedicação e carinho, como se fossem seus próprios filhos. A partir dessa narrativa sensível e encantadora, o livro convida crianças e adultos a refletirem sobre o verdadeiro significado da maternidade. Mais do que uma história infantil, a obra abre espaço para um tema importante e muitas vezes pouco abordado: a maternidade adotiva. Com delicadeza e poesia, a autora revela que ser mãe não depende apenas de laços biológicos, mas nasce principalmente do cuidado, da escolha e do amor.

A obra e a autora

Publicada pela Donina Editora, a obra chega ao público como uma leitura afetuosa e inspiradora, capaz de dialogar com famílias, educadores e leitores de todas as idades, especialmente em um momento simbólico como o Dia Internacional da Mulher, quando se celebram as múltiplas formas de força, sensibilidade e dedicação presentes na experiência feminina.

Irza de Andrade é mãe, avó e educadora apaixonada pela arte de ensinar. Professora alfabetizadora, bacharel em Educação Matemática e especialista em Metodologias do Ensino pela UFMG, construiu uma trajetória de mais de 52 anos dedicados à educação. Ao longo de sua carreira, alfabetizou centenas de crianças e trabalhou na formação de professores, em projetos de educação matemática e na revisão de livros didáticos em parceria com secretarias de educação, redes privadas de ensino e editoras em diversas cidades brasileiras.

Também atua como educadora sistêmica e contadora de histórias, participando de projetos culturais e educativos que promovem momentos de reflexão, afeto e aprendizado. Em suas apresentações, recita poesias e conta histórias que encantam adultos e crianças.

O livro e onde encontrá-lo

A obra é publicada pela Donina Editora, iniciativa voltada à valorização de escritores independentes e ao incentivo de projetos literários que fortalecem a cultura, a educação e a formação de novos leitores. E pode ser adquirida pelos contatos da Donina Editora: @zairabernardes ou pelo telefone (31) 9-9420-5539. (Com participação de Zaira Bernardes)