Ministério da Saúde confirma 225 registros de intoxicação por metanol
São Paulo responde pela maioria das notificações, com 14 casos confirmados e 178 em investigação

Conforme dados atualizados pelo Ministério da Saúde deste domingo, dia 5, o país possui 225 casos de intoxicação por metanol após ingestão de bebida alcoólica, entre investigados e confirmados. As informações são enviadas pelos estados e consolidadas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) .
No total, são 16 casos confirmados, sendo que 14 são em São Paulo; e 209 em investigação, com 178 em investigação também em São Paulo. Ceará notificou o primeiro caso suspeito. Ao todo, são 13 estados com casos notificados: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rondônia, São Paulo, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraíba e Ceará. Os estados da Bahia e Espírito Santo tiveram os casos registrados descartados. O caso que havia sido registrado em Minas Gerais, na cidade de Santa Maria do Suaçuí, no Vale do Rio Doce, foi descartado.
A pasta também confirmou 15 registros de óbitos, com dois óbitos confirmados em São Paulo e 13 em investigação, sendo 7 em São Paulo, 3 em Pernambuco, 1 no Mato Grosso do Sul, 1 em Paraíba e 1 no Ceará.
Medidas
O Ministério da Saúde já iniciou a distribuição de etanol farmacêutico, antídoto utilizado no tratamento de intoxicações por metanol, aos estados que formalizaram pedido de reforço de estoque.
Nesta primeira remessa, foram enviadas 580 ampolas para os estados de Pernambuco, Paraná, Bahia, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul. As unidades distribuídas fazem parte das 4,3 mil ampolas entregues aos estoques do Sistema Único de Saúde (SUS) pelos hospitais universitários federais, em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Emergência
Os principais sintomas da intoxicação são: visão turva ou perda de visão (podendo chegar à cegueira) e mal-estar generalizado (náuseas, vômitos, dores abdominais, sudorese).
Em caso de identificação dos sintomas de intoxicação, busque imediatamente os serviços de emergência médica e contate pelo menos uma das instituições a seguir: Disque-Intoxicação da Anvisa: 0800 722 6001; CIATox da sua cidade para orientação especializada; Centro de Controle de Intoxicações de São Paulo (CCI): (11) 5012-5311 ou 0800-771-3733 – de qualquer lugar do país;
A demora no atendimento e na identificação da intoxicação aumenta a probabilidade do desfecho mais grave, com o óbito do paciente.