HISTÓRIAS DA MINERAÇÃO - Programa de visitas alcançou mais de 400 pessoas

Temporada de 20225 foi encerrada na última semana de setembro, totalizando seis edições ao longo do ano

HISTÓRIAS DA MINERAÇÃO - Programa de visitas alcançou mais de 400 pessoas
Foto: Divulgação Mineração Usiminas

Somente neste ano, a Mineração Usiminas alcançou 430 pessoas no programa Histórias da Mineração. A temporada de 2025 foi encerrada na última semana de setembro, totalizando seis edições ao longo do ano. 

O programa, que já é tradição na região, proporcionou a estudantes e comunidades uma experiência imersiva nos processos da indústria, aliando arte-educação, cultura e sustentabilidade. A iniciativa é do Instituto Usiminas, patrocinada pela Mineração Usiminas, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A visita é conduzida pela atriz Raquel Vieira, com início no Centro de Controle Integrado, localizado na Instalação de Tratamento de Minério (ITM) Samambaia. Com contação de histórias, a atriz leva os visitantes a uma caça ao tesouro, passando por vários setores da Mina. Em seguida, o grupo segue para o Mirante Ingá, de onde é possível contemplar toda a estrutura da Mina. 

A jornada se encerra com uma oficina de pintura ministrada pela artista plástica Rosane Dias, que utiliza tintas sustentáveis produzidas a partir de amostras minerais, sendo um momento de expressão criativa para registrar as memórias do passeio.

Acessibilidade e aprendizados 

A última edição teve um marco especial: a presença de 13 alunos surdos da Escola Municipal Raul Saraiva Ribeiro, de Betim, reforçando o compromisso com a  inclusão e a acessibilidade. 

Um dos participantes, Guilherme Calmos Rezende, aprendeu que o aço está mais presente em seu cotidiano do que ele poderia imaginar. Uma experiência que pretende levar consigo. “Descobrimos na visita que através do minério de ferro é possível construir carros, ônibus e foi muito legal fazer esse passeio com meus colegas hoje”, explica o estudante.

Outro destaque da temporada, conforme divulgado pela empresa, é a visita realizada por estudantes do SESI Itaúna, que transformaram a experiência vivida no programa em um trabalho escolar. Os alunos apresentaram as experiências na feira escolar SESI Verso, em agosto.

“Encerramos o ano com a certeza de que o Histórias da Mineração cumpriu seu papel de aproximar a comunidade e escola do conhecimento por meio da arte-educação, despertando olhares para a cultura, a sustentabilidade e a arte”, avalia Penélope Portugal, diretora do Instituto Usiminas.