Gasoduto Centro-Oeste é inaugurado
Empreendimento conecta Itaúna e cidades da região à rede de gás natural canalizado
A Linha Tronco do Gasoduto Centro-Oeste, da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), foi inaugurada nesta segunda-feira, 17 de novembro, em Divinópolis. O empreendimento marca a chegada do gás natural canalizado à região e é considerado uma das maiores obras de infraestrutura da última década. A inauguração reuniu funcionários da GASMIG, empresários, lideranças e autoridades da região.
Com investimento superior a R$ 800 milhões, o projeto prevê a implantação de 300 quilômetros de rede, o equivalente a 23% da atual malha de distribuição da companhia. Desse total, já estão concluídos os 110 quilômetros da Linha Tronco que liga Betim a Divinópolis.
A nova infraestrutura conecta diretamente oito municípios à rede de distribuição: Betim, Sarzedo, Igarapé, São Joaquim de Bicas, Juatuba, Mateus Leme, Itaúna e Divinópolis. Segundo o Governo de Minas, juntos esses municípios representam cerca de 10% do PIB industrial e 7% do PIB total do estado, o que reforça a relevância econômica e estratégica da obra.
Além de ampliar o acesso a uma energia mais limpa e competitiva, o gasoduto deve impulsionar a economia regional, sobretudo em setores como metalurgia e siderurgia. A expectativa é que o fornecimento de gás natural estimule novos investimentos e aumente significativamente o consumo do combustível em toda a região Centro-Oeste de Minas.





