FENATI foi lançado na terça e se estende até 5 de outubro

Na terça-feira, 16, teve início a programação do 7º Festival Nacional de Teatro de Itaúna – FENATI, que vai até 5 de outubro, com mais de 20 apresentações para agradar a todos os públicos. O lançamento do 7º FENATI foi com o espetáculo infantil “Os Três Porquinhos”, da Cia. Descarga de Comédia, no palco da área externa do Espaço Cultural, abrindo a programação de comemoração dos 124 anos de emancipação político-administrativa de Itaúna. E no mesmo dia 16, já a partir das 19h30, o FENATI trouxe aos itaunenses o espetáculo “Transbordando Love”, pela Aiaiai Produções.
Conforme os organizadores do FENATI, ao todo, serão mais de 20 apresentações gratuitas, em palco, praças, parques e escolas, transformando a cidade, inclusive a zona rural, em um verdadeiro cenário de arte e cultura até dia 5 de outubro. Os ingressos para todas as apresentações são gratuitos e devem ser retirados na plataforma Sympla.
Essa é a sétima edição do Festival Nacional de Teatro de Itaúna. O evento, que é uma realização da Associação Cultural Vânia Campos (ACVC), tem à frente o produtor cultural Charles Telles. O FENATI conta com patrocínio da Minerita, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e da Mineração Usiminas, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. A iniciativa é apoiada pela Prefeitura Municipal de Itaúna, por meio da Secretaria de Cultura.
“É uma grande alegria chegarmos ao 7º Festival Nacional de Teatro de Itaúna. Temos uma programação preparada com muito carinho e cuidado, para públicos diversos e com atrações para todas as idades. Vamos ocupar os nossos espaços com produções de alto nível, em mais uma oportunidade de ampliação do acesso da população às artes cênicas. Esperamos que as pessoas estejam conosco e prestigiem”, convida Charles Telles.
Serão 19 espetáculos e mais de 20 apresentações
Os espetáculos inscritos no 7º FENATI são os seguintes: Os Três Porquinhos (Cia. Descarga de Comédia - Itaúna); Transbordando love (Aiaiai Produções – Belo Horizonte); No Reino de Calamaço (Grupo de Teatro às Avessas – Contagem); “Beijos mil, Abracimenso” (Itinerante Companhia de Teatro – Itaúna) – homenagem ao Léo Souza; “Auto da Compadecida” (Grupo Maria Cutia – Belo Horizonte); “O Pequenino grão de areia” (Cia. Do Silêncio – Belo Horizonte); e “Corpo, preto, surdo: Nós estamos aqui!” (Cia. de Teatro/Dança BH em Libras – Belo Horizonte).
Mas não acabou não. Ainda tem muito mais: “Peixe que é bom, nada” (Minha Companhia – Belo Horizonte); “As aventuras de Severino e José Bezerra” (Cia. Descarga de Comédia – Itaúna); “Dona Baratinha” (Grupo ReVerso – Pará de Minas); “As Freiras em... Convento em Confissão” (Cia. Descarga de Comédia); “O espigão” (Coletivo Você e Eu – Rio de Janeiro); “Ensaio para a morte” (Núcleo de Atuação e Pesquisa – Belo Horizonte); “Quase árvore” (Grupo Atrás do Pano – Belo Horizonte); “Florbela, à margem de um poema” (Cia. Narrativas de Cena – Rio Grande do Sul); e “A contadora de filmes” (Grupo Atrás do Pano – Belo Horizonte).
Para saber quando e onde acontecem as apresentações e receber mais informações sobre o 7º FENATI, acesse o site www.fenati.com.br e siga-nos no Instagram @fenati.itauna.