ATENÇÃO - Período de chuvas e os riscos com as árvores
Cemig divulgou orientações de como proceder em casos de quedas de árvores
Primeiro cuidado é não tentar fazer podas de retirar galhos caídos nas proximidades de redes elétricas. Para esse tipo de serviço é necessário conhecimento técnico e ferramentas específicas. Entre em contato com o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e com o Plantão da Cemig. Os telefones para esses contatos são: Bombeiros, 193; Defesa Civil, 199 (e, para casos específicos de Itaúna, 37 98401-8973); e Cemig, 116.
Conforme a divulgação da estatal, “durante períodos de chuvas intensas e tempestades com rajadas de vento, a queda de árvores e galhos sobre vias públicas é comum. Nessas situações, a Cemig reforça que a segurança da população deve vir sempre em primeiro lugar e orienta que ninguém tente realizar podas ou retirar árvores e galhos por conta própria, especialmente quando há proximidade com fios ou postes”.
A engenheira de Meio Ambiente da Cemig, Marina Moura de Souza, explica que qualquer intervenção em árvores caídas ou danificadas deve seguir um protocolo específico para evitar acidentes. “Em casos de queda de árvores, galhos ou necessidade de poda em áreas públicas ou próximas à rede elétrica, a população deve entrar em contato com a prefeitura da sua cidade ou com os órgãos de segurança pública. Somente esses profissionais, após avaliação técnica, podem solicitar à Cemig o desligamento da rede, quando necessário, para que a retirada seja feita com segurança”, orienta.
A especialista alerta que uma das situações mais perigosas durante e após tempestades é o rompimento de cabos elétricos, que muitas vezes não é visível à primeira vista. “Fio partido da rede de distribuição é sempre sinônimo de risco de morte. A pessoa não deve tocar, aproximar ou permitir que outras pessoas se aproximem do local, mesmo que não haja risco aparente. Muitas vezes, o cabo energizado fica escondido sob folhas, lama ou entre galhos”, reforça. Nesses casos, a recomendação é acionar imediatamente o telefone 116, canal de atendimento da Cemig que funciona 24 horas por dia.







