Festival gastronômico de Itaúna foi um sucesso

Festival gastronômico  de Itaúna foi um sucesso
Foto: Divulgação/PMI

Com a praça lotada nos dois dias de realização do festival gastronômico de Itaúna, realizado na sexta-feira, 8, e sábado, 9, o prefeito de Itaúna falou sobre o evento. Para ele, esta foi a realização de um sonho que ele alimentava para Itaúna. Lembrou que foi membro da Comissão de Gastronomia da Assembleia, quando deputado, e que, desde então, pensava em realizar um evento como este em Itaúna. E adiantou que tem ainda o desejo de que “as próximas edições sejam ainda maiores e reforcem, cada vez mais, a culinária e a cultura locais”.

Além do público local, o evento recebeu visitantes de várias cidades da região, que aprovaram a realização do festival. Conforme o secretário de Cultura, Marcinho Hakuna, a ideia é promover duas edições temáticas do evento por ano em Itaúna. Disse também que, mesmo antes de encerrar o evento, a pergunta que mais ouviu foi: “Quando será o próximo festival?”. O evento contou com o apoio da Minerita e da Cemig, sendo estruturado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura.

Muitos erros e falhas com a imprensa local

Apesar do sucesso de público e dos comentários de que “queremos mais”, muitas foram e ainda estão sendo as reclamações em relação ao Festival Gastronômico de Itaúna, que, conforme várias famílias que procuraram a reportagem na Praça da Matriz e no decorrer desta semana, o evento foi feito para pessoas de classe média e alta. Ouvimos: “Viemos e não vamos voltar, e não vamos conseguir consumir nada. Como um casal com dois filhos vai gastar, no mínimo, R$ 200,00 por noite?”. De um jovem ouvimos: “Só tem rico... Festa pra rico! Quero ver é eles virem para a praça sem festa, com ela cheia de moradores de rua bêbados...”.

E assim ainda foram registrados erros. como os de comunicação com a imprensa, e o não cumprimento de palavra em acerto publicitário. A “imposição” de divulgação e, mais que isso, a empresa tinha recursos para tal fim. Até tentaram “pagar”, R$ 500,00.

Ouvimos também muitas reclamações em relação à estrutura, que envolveu trânsito, palco em local errado, desencontros entre empresas prestadoras de serviços.