Empresa de fertilizantes amplia planta no Centro-Oeste Mineiro

A empresa que nasceu em Patos de Minas com o nome de FERTAP, em 2018, se tornou a Tera Fertilizantes, em 2021 e se instalou em Iguatama, em 2024, no Centro-Oeste de Minas Gerais, com investimentos de R$ 20 milhões e produção estimada de 70 mil toneladas-ano. A geração inicial era de 20 empregos diretos. E na terça-feira, 15, em solenidade na Cidade Administrativa, a empresa anunciou investimentos iniciais de mais R$ 60 milhões, aumento de 20 para 40 empregos diretos e produção estimada de 150 mil toneladas-ano, já em 2026.
“Esses investimentos vão reforçar a integração da empresa à cadeia agroindustrial, ampliar a disponibilidade de insumos para produtores rurais e contribuir para estimular o desenvolvimento e o fortalecimento do agronegócio, com redução de custos logísticos e maior autonomia local para a aquisição de fertilizantes”, afirmou o governador Romeu Zema, para anunciar o investimento, ao lado de representantes da empresa.
Conforme a divulgação do Governo de Minas, a Invest Minas, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), tem acompanhado de perto o crescimento da empresa mineira, prestando apoio em aspectos como fornecimento de energia e licenciamento ambiental. “Este é um exemplo concreto do papel do Governo de Minas, que fomenta negócios e impulsiona a economia dos municípios. Acima de tudo, um investimento como da Tera cria oportunidades significativas de emprego e renda, fortalecendo o desenvolvimento não só de Iguatama mas de toda a região Centro-Oeste de Minas”, afirmou a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mila Corrêa da Costa.
“Projetos como esse demonstram a importância de fomentar empresas genuinamente mineiras, que têm raízes no estado e compromisso com o desenvolvimento regional. Nosso trabalho não se limita à atração de novos negócios, mas também ao fortalecimento daqueles que crescem aqui e geram impacto direto na vida do produtor rural e na economia mineira como um todo”, disse o diretor de Atração de Investimentos da Invest Minas, Leandro Andrade. (Com informações de Léo Simonini)