COVID - Dezesseis idosos do CRASI testam positivo

Conforme autoridades, um terço dos internos acusou a doença e nenhum deles apresenta sintomas graves

COVID - Dezesseis idosos do  CRASI testam positivo
Foto: Reprodução/Google.com

Na terça-feira, 2 de setembro, foi tornado público, pela Secretaria de Saúde de Itaúna, que um terço dos internos do CRASI Lar de Idosos estavam contaminados com a covid-19. Segundo essas informações, 16 dos 52 internos no citado asilo apresentaram teste positivo para a doença e, segundo a direção da entidade, estão apresentando apenas sintomas leves. Conforme o anúncio da situação, a Vigilância em Saúde de Itaúna identificou um surto de covid-19 no CRASI Lar de Idosos, após servidores do setor irem ao local para realizar inspeção.

Segundo apurado, foi feito o teste para a doença e 16 idosos apresentaram resultado positivo. Conforme a Prefeitura, “testes adicionais foram enviados para investigar os demais residentes. Uma médica da Atenção Primária foi designada para auxiliar os cuidadores da instituição. A situação segue sob monitoramento da Vigilância em Saúde Municipal, que adotará as medidas técnicas necessárias”.

A direção da entidade expediu um comunicado em que afirma que “o CRASI Lar de Idosos, instituição sem fins lucrativos fundada há 40 anos, acolhe 52 idosos. Cerca de 80% são de baixa renda, contribuem com 40% do custo, sendo o restante captado por meio de doações da sociedade. Semana passada alguns idosos apresentaram sintomas gripais, foram realizados os testes de covid-19, 16 idosos testaram positivo. Todos estão bem, com sintomas brandos. A instituição necessita do suporte das pessoas solidárias com os materiais de enfermagem, como luvas de procedimento M e G, máscaras descartáveis, álcool 70º, álcool gel, e produtos de limpeza em geral. Os idosos recebem 6 refeições diárias, mas é preciso reforçar a alimentação com frutas e sucos”.

A Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, e a direção do CRASI Lar de Idosos não fizeram quaisquer referências à situação preventiva, com a vacinação contra a covid-19 dos internos.