Umidade do ar fica entre 20% e 30% até domingo

OMS alerta para riscos à saúde. Queimadas também podem aumentar no período

Umidade do ar fica entre  20% e 30% até domingo


Com o tempo frio e seco e a falta de chuvas, que não têm previsão para os próximos 15 dias, pelo menos, o problema a ser enfrentado é a baixa na umidade do ar. Segundo a Organização Mundial da Saúde - OMS, a umidade se mantendo entre 20% e 30% é um risco à saúde, principalmente para crianças, idosos e pessoas que enfrentam problemas respiratórios. E é exatamente nesta média que a previsão no Instituto Nacional de Meteorologia – Inmet aponta para as cidades da região, incluindo Itaúna e Itatiaiuçu, pelo menos até o domingo, dia 11.

Além dos problemas que a baixa umidade causa à saúde humana, também existe a influência no meio ambiente, com o aumento dos riscos de queimadas. E esses riscos são aumentados ainda mais com as festas juninas, período de acendimento de fogueiras, soltura de balões (mesmo que proibidos) e de foguetes. Com isso, conforme alertam as autoridades, é ampliada a possibilidade de ocorrência de queimadas, que tornam ainda mais complicada a vida das pessoas que têm problemas respiratórios.

Além de evitar colocar fogo em mato, acender fogueiras próximo de vegetação e soltar foguetes que possam levar faíscas até áreas de mata, as pessoas precisam também tomar cuidados essenciais com a saúde, para diminuir os problemas que são causados à saúde. É preciso beber muito líquido, evitar desgaste físico nas horas mais secas do dia e buscar sempre informações sobre o clima, que podem ser obtidas junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, ou no Corpo de Bombeiros, telefone 193.