Previsão de R$ 33,2 bilhões de faturamento
Mães, esposas e as sogras estão na lista para ganhar presentes
A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas – CNDL e o SPC Brasil – Serviço de proteção ao Crédito, em parceria com a Offerwise, fez levantamento das expectativas dos setores do comércio e serviços para o próximo Dia das Mães (14 de maio). A data é considerada a segunda mais importante do ano para os negócios, perdendo apenas para o Natal, e a primeira do primeiro semestre de cada ano. E em 2023, segundo esse estudo realizado nas capitais do País, a expectativa de faturamento é de R$ 33,2 bilhões, pois 79% dos consumidores devem fazer alguma compra para a data.
E essas compras têm a destinação de presentear as mães (78%), as esposas (18%) e as sogras (16%). Ainda conforme o levantamento, 23% dos consumidores preveem gastar entre R$ 100 e R$ 200 com os presentes e 22% pretendem gastar mais de R$ 400. Na média, os consumidores pensam em adquirir dois presentes com um ticket médio de R$ 258, quando são considerados todos os gastos. Ainda segundo o levantamento divulgado “59% acreditam que as mães merecem o presente por seu carinho e esforço, 19% consideram que presentear é um gesto importante e 19% têm o costume de presentear as pessoas que gostam”.
38% esperam gastar mais do que no ano anterior
O levantamento também apurou a questão comparativa sobre os gastos, bem como a intenção dos consumidores. Sobre a comparação, 28% acham que devem gastar o mesmo valor este ano, comparado com 2022. Outros 38% esperam gastar mais. Os motivos apontados são: comprar um presente melhor (44%); os produtos que querem comprar estão mais caros (40%); e vão comprar mais presentes (23%). Também existem aqueles que pensam em economizar. 23% têm intenção de gastar menos, para economizar dinheiro (30%), orçamento apertado (21%) e piora do cenário econômico em relação a 2022 (20%).
Roupas, calçados e acessórios devem ser os líderes de venda
A pesquisa revela ainda que, no Dia das Mães deste ano, os produtos campeões de venda devem ser as roupas, calçados ou acessórios (46%), perfumes (42%), cosméticos (23%) e chocolates (23%). Entre os entrevistados, 47% planejam comemorar na casa da mãe, 26% em sua própria casa e 7% vão almoçar fora.
Um ponto a ser observado, principalmente pelos comerciantes é que “as lojas físicas aparecem como o principal local de compras dos consumidores: 72% afirmaram que pretendem comprar a maioria dos presentes presencialmente, sobretudo nos shopping centers (31%) e em lojas de rua (18%)”. Já a compra pela internet deve ser a opção de 40% dos consumidores, principalmente nos sites e lojas virtuais (36%). (Com informações de Marina Barbosa/CNDL).