Missa em ação de graças pela Irmã Benigna

A um mês de completar 116 anos de nascimento,a comunidade católica relembra a vida da Venerável

Missa em ação de graças pela Irmã Benigna
Foto: Divulgação


Neste domingo, 16, devotos da Venerável Irmã Benigna Victima de Jesus, a Irmã Benigna, que viveu em Itaúna e foi a responsável pela instalação da maternidade no Hospital Manoel Gonçalves, celebram missas em ação de graças pela sua vida e santidade em várias cidades. Em Itaúna a missa está marcada para as 19h, na Igreja Matriz de Sant’Ana, na Praça Dr. Augusto Gonçalves. Também serão celebradas missas nas cidades de Lavras, Sete Lagoas e Belo Horizonte. Na capital serão celebradas duas missas, no Santuário São José, às 11h30, e na Igreja de Santa Clara, no Caiçara, às 18h30.

Conforme os organizadores das missas, “no mês de julho, recordamos sua caminhada de santidade e rezamos pela sua Beatificação”. Irmã Benigna nasceu em Diamantina, em 16 de agosto de 1907, e viveu na casa (foto em destaque) até os 28 anos, quando ingressou na Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade.

Irmã Benigna iniciou seu apostolado prestando serviços religiosos nos locais designados pela congregação. A Casa de Caridade Manoel Gonçalves de Souza Moreira foi o primeiro local onde trabalhou. Em Itaúna fez os votos perpétuos no dia 6 de janeiro de 1941 e diplomou-se em enfermagem. Em primeiro de janeiro de 1943, assumiu a direção da Casa de Caridade, onde fundou uma maternidade que dava assistência às mães carentes. Depois de doze anos de dedicação e trabalho, Irmã Benigna encerrou, com louvor, sua missão em Itaúna. Atuou ainda nas cidades de Caeté, Lambari, Lavras, Sabará e Belo Horizonte. Faleceu em 16 de outubro de 1981, em Belo Horizonte.

Conforme sua biografia (https://www.irmabenigna.org.br/novo/pt/biografia.php), “em vida, já era considerada santa. Devido ao número de graças e milagres atribuídos à sua intercessão, foi aberto o Processo de sua Beatificação na Arquidiocese de Belo Horizonte, no ano de 2011, e que, atualmente, encontra-se na Fase Romana. Em 18/02/22, foi promulgado o Decreto da Congregação da Causa dos Santos declarando a Irmã Benigna VENERÁVEL, pela vivência das suas virtudes em grau heroico. Com este título, ela passou a ser chamada: VENERÁVEL BENIGNA VICTIMA DE JESUS”.