Médico Neider é reprovado na saúde
Apesar de priorizar obras de asfaltamento, falta de pavimentação é o segundo problema de Itaúna, segundo dados de pesquisa recém-publicada que mostra reprovação de quase 50% para a atual administração
O médico que se tornou prefeito de Itaúna, Neider Moreira de Faria, tem na área da saúde a sua maior crítica por parte da população. Para mais de 50% da população entrevistada pela SigDados, nos dias 24 e 25 de abril, o principal problema de Itaúna é na área da saúde. Neider Moreira é médico de profissão e teve esta condição muito apontada quando de sua eleição à Prefeitura: “Vou votar porque ele é médico e vai melhorar a saúde pra gente!”, diziam os eleitores que hoje apontam que o prefeito escolhido não correspondeu às suas expectativas. Outra situação muito interessante é com relação às críticas relativas ao asfaltamento/pavimentação. Este é o segundo problema de Itaúna apontado nas pesquisas, com 5,8% das respostas. Justamente o setor em que o prefeito mais investiu, inclusive, tomando dezenas de milhões de reais emprestados para asfaltar vias da cidade. A área da educação é a terceira mais citada nas críticas, seguida da questão do transporte público, área em que o prefeito tem desenvolvido uma grande polêmica, com a proposta de subsidiar em quase R$ 20 milhões a empresa concessionária, sob a alegação de “reequilíbrio econômico do contrato de concessão”.
Outro destaque na pesquisa é o índice de reprovação do prefeito, que chega a quase metade dos entrevistados: 47,8% dos itaunenses disseram que reprovam a administração de Neider Moreira. Números bem próximos do que apresenta o presidente da República, Lula. A reprovação do governador Romeu Zema, por exemplo, alcança pouco mais da metade do índice de Neider Moreira. Enquanto o prefeito tem 47,8% de reprovação, o governador fica com 26,3% de itaunenses que reprovam a sua administração à frente do Governo de Minas.
E esses números refletem, diretamente, no apoio que o prefeito pode dar a candidatos à Prefeitura e até mesmo à Câmara Municipal. O nome anunciado pelo prefeito, do empresário Maurício Nazaré, por exemplo, é o quarto colocado, com menos de 2% dos votos. Esse descontentamento dos eleitores com o atual prefeito e sua administração pode refletir diretamente nos votos da sua bancada na Câmara, que terá um problema a mais a enfrentar na busca pelo voto dos itaunenses. Por isso, nota-se um distanciamento de alguns políticos que até recentemente apoiavam todas as ações do prefeito. É como dizem na política: “são os ratos abandonando o navio...”.