CULTURA - Festival de Projetos Sociais e Inclusivo 2026

CULTURA - Festival de Projetos Sociais e Inclusivo 2026
Foto: Divulgação

Começou na noite de ontem, sexta-feira, 26, o Festival de Projetos Sociais e Inclusivo 2026, que é promovido pela ABADÁ-Capoeira (Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte-Capoeira), com apoio da Prefeitura e da Universidade de Itaúna. O evento tem programação neste sábado, 27, e, amanhã, domingo, 28. 

A edição deste ano do Festival conta com a participação do Mestre Morcego, do Rio de Janeiro, que é uma referência nacional na arte da capoeira. A organização do evento é do Mestrando Sapão e do Professor Filhote, com supervisão do Mestre Camisa e a coordenação do Mestre Morcego e dos mestrandos Taturana e Coala. Conforme a organização, “o festival proporcionará momentos de aprendizado, troca de experiências e fortalecimento dos laços entre grupos e projetos sociais que utilizam a arte como ferramenta de inclusão, cidadania e desenvolvimento humano”.

A programação do evento neste sábado é a seguinte: 8h30 – Curso Técnico, no Complexo Esportivo da Universidade de Itaúna; às 10h30, aulão com o tema “Um mundo (em) que caiba todo mundo” e a tradicional Roda da Matriz de Itaúna, na Praça Dr. Augusto Gonçalves (Praça da Matriz de Itaúna); às 11h30, começa o intervalo para o almoço; e, às 15h, está previsto o início do Curso Técnico, na quadra da Associação São Vicente de Paula (Orfanato Núcleo Masculino), Avenida Jove Soares, s/nº, ao lado da concessionária Marka; já às 17h, acontece novo intervalo; e, das 18h às 20h, acontece novamente o Curso Técnico, na quadra da Associação São Vicente de Paula (Orfanato Núcleo Masculino). 

O Festival será encerrado no domingo, 28, com a programação tendo início às 10h, no Teatro Sílvio de Matos (Rua Antônio Corradi, 55, Centro), com apresentações culturais, batizado e troca de cordas.