CUIDAR DO MEIO AMBIENTE É CUIDAR DA VIDA!

Relançamento da coleta seletiva tem como objetivos manter a cidade limpa e ampliar vida útil do Aterro Sanitário

CUIDAR DO MEIO AMBIENTE  É CUIDAR DA VIDA!
Foto: Divulgação/SAAE de Itaúna

Itaúna, como já destacado, tem um trabalho exemplar na área de gestão de resíduos, criado nas administrações de Osmando Pereira da Silva, por quatro vezes prefeito do município e que implan-tou a coleta seletiva de lixo nos moldes “Lixo Seco e Lixo Molhado”, em 2002. E, exatamente na data em que completa 24 anos desse fato, dia 1º de julho, a atual administração de Gustavo Mitre encerra o “mês do meio ambiente” e dá início a um novo ciclo de defesa, preservação e conserva-ção da vida com o relançamento da coleta de tanto sucesso. E não é que a coleta seletiva deixou de existir na cidade, mas administrações passadas pouco investiram e, assim, um volume de reapro-veitamento do lixo doméstico, que já esteve girando em torno de 20% do total gerado, hoje, está um pouco abaixo dos 10%, o que já é melhor do que a média do País, que não alcança 8%. E um dos destaques do relançamento da coleta é a proposta de ampliar a vida útil do Aterro Sanitário. Itaúna conta com um aterro sanitário que é modelo na região, dotado de licenciamento adequado e em consonância com a mais moderna legislação ambiental e hoje muito bem administrado. E a retomada da coleta seletiva visa retomar os índices anteriores de reaproveitamento do lixo, o que, certamente, vai ampliar a vida útil do Aterro Sanitário, que é para onde vai aquele lixo que não tem como ser reciclado. Possuir um aterro sanitário que serve de exemplo para outros municípios é um orgulho para os itaunenses, porém reduzir a necessidade de sua utilização é o sonho de todo cida-dão consciente e sabedor de que o lixo gera riquezas que não podem ser descartadas.