Hospital alerta sobre aumento de procura devido à epidemia de dengue
Dentre as informações está o fato de que está sendo providenciada construção de um novo pronto-socorro
A direção do Hospital Manoel Gonçalves divulgou comunicado pelas redes sociais informando à comunidade o aumento da procura por atendimento médico e as medidas que foram tomadas para enfrentar a situação de epidemia de dengue. Foi explicado que ocorreu a ampliação de equipe médica e atendimento pediátrico. Também avisa que a capacidade de atendimento está no limite possível às estruturas físicas do Hospital. Com isso, informa que já está em estudo o projeto de construção de um novo pronto-socorro e de viabilidade para a sua construção.
Diante da situação de esgotamento da capacidade da estrutura de oferecer atendimento à população, o comunicado também informa que as pessoas devem buscar o Hospital – pronto-socorro – somente em casos de urgência e emergência. Para o atendimento médico que não seja nessas condições, as pessoas devem procurar os postos de saúde do município.
A reportagem apurou que ainda não foram implantadas, pela Secretaria de Saúde, estruturas de atendimento específico a pacientes no tratamento de sintomas de dengue, como tem ocorrido em outras cidades. Segundo especialistas, uma “sala de hidratação” e pessoal treinado para este atendimento seria uma das medidas necessárias ao enfrentamento da dengue.
Como não existe em Itaúna esse tipo de atendimento e as consultas nos postos de saúde são demoradas, conforme reclamações da comunidade, as pessoas têm buscado atendimento no pronto-socorro (Plantão 24 Horas), ocasionando a superlotação e a necessidade das medidas anunciadas.
A íntegra doo comunicado do Hospital é a seguinte: “Devido à epidemia de dengue que assola nosso município e região, estamos trabalhando em regime do sobrecarga, acima da capacidade máxima de atendimento. Como medidas urgentes e de contingência, adotamos as diretrizes imediatas e temos a informar lhes:
- Aumentamos a equipe médica em 50% para atendimentos pediátricos e 30% nos demais atendimentos. Esta proporção é o limite máximo devido às limitações de estrutura física e número de leitos disponíveis.
- Visando um atendimento digno, acolhedor e resolutivo, percebemos a necessidade de construção de um novo Pronto-Socorro, amplo e bem equipado. Observação importante é que o projeto do novo Pronto-Socorro já está em fase final de aprovação e estamos trabalhando arduamente para captação de recursos o que viabilizará o início das obras o quanto antes.
Reforçamos o pedido de as pessoas procurarem o Hospital Manoel Gonçalves somente em casos de urgência e emergência, procurando os postos de saúde para os demais fins neste momento difícil pelo qual estamos passando.
Devido ao acima exposto, pedimos a compreensão de todos em relação ao tempo de espera que neste momento tem sido um desafio para todos nós, mas reafirmamos que poderá demorar mais que o habitual para serem atendidos, mas nossa equipe trabalha 24 horas para atender a todos”.