Escolas serão premiadas pelo programa Liga STEAM

Em Itaúna, 129 profissionais da rede pública de ensino participam da formação e unidades que representam concorrem a prêmios variados com instituições de mais quatro municípios

Escolas serão premiadas pelo programa Liga STEAM
Foto: Divulgação/Steam

Itaúna e mais quatro municípios (Contagem e João Monlevade, em MG; Resende, no Rio de Janeiro; e São Francisco do Sul, em Santa Catarina) participam da Liga Steam, que é um programa de criado em 2022 pela Fundação ArcelorMittal, e que ganhou em 2023 a adesão da Fundação Banco do Brasil. “STEAM é uma abordagem educacional que integra as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática”, informam os organizadores da Liga STEAM. 

Em Itaúna (MG), 129 profissionais da rede pública de ensino estão finalizando a formação de 50h em STEAM, informa a organização do programa. E adianta que, “considerando indicadores como o número de professores concluintes na formação e ao menos um projeto apresentado e implementado, as escolas acumularão pontos que poderão valer notebooks, projetores e amplificadores, impressoras 3D e outros equipamentos para as unidades premiadas”.

Ainda segundo a coordenação do programa, “a premiação é parte integrante do Programa de Formação de Educadores Liga STEAM, que visa aprofundar o conhecimento sobre essa abordagem educacional com o apoio da Secretaria de Educação de Itaúna, que ajudou na convocação dos participantes. Os 129 profissionais da cidade representam 8% do total de 1.623 inscritos, até o momento, dos cinco municípios selecionadas para participarem do programa de formação”.

A Liga STEAM 

O programa de formação e a premiação fazem parte da Liga STEAM, a maior iniciativa de divulgação e promoção da abordagem STEAM nas escolas brasileiras. A abordagem STEAM desenvolve conhecimento por meio de metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em projetos, a partir da resolução de problemas reais do dia a dia. Os projetos valorizam a contribuição coletiva dos alunos e a aplicação de conhecimentos e habilidades de diferentes áreas.

Criada em 2022, pela Fundação ArcelorMittal, a Liga STEAM ganhou, em 2023, a adesão da Fundação Banco do Brasil. A coordenação conta com participação da Tríade Educacional e da AVSI Brasil. Por meio da abordagem STEAM, procura-se estimular alunos e alunas no desenvolvimento do pensamento crítico, criatividade e responsabilidade, fortalecendo, assim, a construção de cidadãos atuantes em diferentes aspectos de nossa sociedade.

Outra iniciativa é o Prêmio Liga STEAM, de âmbito nacional, para o qual foram selecionados 150 projetos de 18 estados mais o Distrito Federal, que concorrem a laboratórios de robótica, brinquedotecas e prêmios em dinheiro. Dentre os 150 projetos selecionados, quatro (4) são de Itaúna. (Com informações de Marcelo Moreira - marcelo@piquini.com.br)