COLUNA CHIQUE MÁRIO DEBIQUE

Turma de itaunenses em tour nas Cataratas do Iguaçu
Toda a beleza da engenheira Cássia Souza enfeitando o Funeral da Porca
Diretoras e diretores da Rede Estadual e o palestrante Gabriel Carneiro, no Automóvel Clube
Casal querido Gina e Hakuna, no Tropical, com este colunista
Rosilene Martins, braço direito da diretoria da Unimed, e Luciana Soares, gerente geral, no almoço das secretárias no Tropical
DEVOLVO O CONSTRANGIMENTO - O bonitinho do vereador se sente no direito de fazer comentários constrangedores, mas não cede espaço à agressividade? Pois eu devolvo na hora. O dito cujo diz que não lê minha coluna aqui na FOLHA e eu retruco que é normal políticos serem eleitos sem a devida alfabetização. O entendo perfeitamente, pena que leciono para ensino médio e me falta tempo para voltar às origens do Mobral ou do Acertando o Passo. Volte 10 casas, nobre desnutrido dos ensinamentos de Camões. Cada coisa que me aparece, valei-me.
QUE TAL UM CURSINHO? - Seria pedir muito para que, no mínimo, um representante do povo soubesse pronunciar meu nome ou do vice-prefeito corretamente? Ter que presenciar um “cara” que deve satisfação aos seus eleitores, à Constituição Federal, à Lei Orgânica do Município, ao Regimento Interno e ao princípio do interesse público agindo com deselegância comigo é o fim do mundo. Cadê a ética e a prestação de contas de suas atividades? Pergunto isso porque sei perfeitamente que o infeliz sequer faz jus aos benéficos a ele concedidos apenas para fiscalizar, e nem isso o “despertado” sabe fazer. Que desperdício de voto a ele confiado, meu Deus.
TENHO ASCO - Se preguiça for sentimento, eu estou. Antes de se dirigir a mim, seria de bom grado saber se me interesso por tal. Desde 2016, quando me desliguei do SAAE – lembrando que Euzinha me desliguei, eu me exonerei, eu abri mão do meu cargo, decidi sair, ninguém me dispensou ou demitiu, recorra às documentações e confira –, nunca precisei de indicação ou favor de nenhum vereador para ter meu talento emprestado ao serviço público, onde permaneci de 1998 a 2016, recorra aos documentos e confira. Sempre fui assessor de prefeito porque construí amigos leais, como Hidelbrando, saudoso Bandinho, Osmando, em todos os mandatos, e Eugênio Pinto, idem. Não devo satisfação a vereador que sequer sabe pronunciar meu sobrenome: Debique, ou o faz erradamente, de forma proposital ou preconceituosa. Que nojo. Não se dirija a mim, faça-me o favor.
CAUTELA - O trânsito da cidade “anda” meio confuso ou “trava” por completo nos arredores da Getúlio Vargas com Francisco Santiago e Capitão Vicente? Parte visceral da cidade fica atolada por volta das 7h da manhã e 18h. Outra aventura é tentar ir ao Centro sábado, das 9h às 12h, sem falar no caos da interminável novela “porta do colégio dos ricos” no horário de descarregar crianças no referido educandário. Misericórdia! O trem não flui. Falando em trem, essa transposição da malha férrea é outro filme de terror claustrofóbico.
ELA É GONTIJO - Estive com a elegante e luxuosa Ana Cristina Gontijo, filha do estimado Professor Gontijo, que completa 84 anos de vida. Entre um papo e outro, andei lendo seus textos na sua página no Instagram, onde Ana Cristina escreve com maestria e bom gosto o dia a dia e a vida. Matamos saudades. Um primor. Um de seus textos diz: “coragem é quando, com medo, vou assim mesmo”... Excelente reflexão.
A GRUTA - Que maravilha ver a Gruta do Milagre da Aparição, que completou 70 anos, lotada de romeiros. Estive lá e encantou-me saber que o ponto turístico religioso é tido como lugar de fé e milagres. Quiçá Hakuna, maestro da Cultura e Turismo, olhasse com atenção para aquele abençoado lugar.
ACHEI FOFO - Eu li todas as mensagens que recebi de leitores da nossa coluna aqui na FOLHA, obrigado ao Diretor Renilton Pacheco por essa nova temporada por aqui. Registro Carminha, Olacir, Edson ex-prefeito de Cajuru, Gutto Terranova, Mateus Reis, Daltinho, Eliane, Elina, Heloísa, Flávia Caetano, Jason Vidal, Rose de Itaúna, Kenedy, Karine, Mariane, Rodrigo Varela, Edilton, Cibelia de Pará de Minas, Rosiane, Wilton, Vitor, Moacir e Waguinho de Itatiaiuçu e Santa Terezinha. Obrigado a todos vocês que leem e se deliciam com nossas notas. Perseverem, continuem, me prestigiem, eu envaideço.
MIMIMI TITITI BLÁBLÁBLÁ - Confesso que não tenho mais paciência para política em Itaúna. A não ser essas briguinhas chatas, esses videozinhos pedantes, e esse disse me disse dos denominados senhores, o que mais vocês sabem fazer? Quanto desserviço.
PERGUNTARAM-ME - Repasso a pergunta ao SAAE: A ETE lá perto da Peripan já está funcionando? Estive com meu amigo Danilo Lopes e esqueci de perguntar, ele, que responde pela Comunicação da autarquia, juntamente com Geovane e Júlia, poderiam dar um OK aqui para a coluna e detalhar, por favor. No ensejo, solucione encarecidamente a ausência de H2O na Cachoeirinha, por obséquio. Merci (à la Adolfo).
CARA PÁLIDA - A quem pensa que enganas, ô cara-pálida? Assim descrevo a aparição daquele nobre dono de empresa de reciclagem na festa lá no Calambau onde o tema era “Esquenta da Pablo”. Será que o GPS o direcionou por engano ao local? E como ele explica o credenciamento, que era uma pulseira visivelmente no seu pulso? Amiga do céu, a língua da urticária para contar. Alto, bonito e o carro é cinza. Juro que não falo mais nada. São amores (pei-pei), amores que matam (pei-pei-pei), amores que ferem, amores que doem, amores que amargam... kkkkkkkkkkkkkkkkkk
CONCURSEIROS MG - Este fim de semana, a cidade de Divinópolis sedia, através da Consulplan, o concurso público da Educação em Minas. Este colunista está entre os inscritos e peço “boa sorte” dos leitores a mim, por favor. A maioria das provas da banca é de múltipla escolha ou certo/errado com enunciados longos e que exigem boa interpretação, com foco em temas sociais, autores brasileiros ou na gramática culta. Sim, preparados estamos e vamos firmes. Axé.
SICOOB CENTRO-OESTE - Meu distinto amigo Márcio Villefort está sempre à frente do seu tempo, com cooperativismo e entusiasmo, tiro o chapéu para esse cidadão. O Sicoob Centro-Oeste impulsiona a 1ª Feira da Indústria de Itaúna, promovida pelo Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Itaúna (Sindimei) e pela Fiemg Regional Centro-Oeste, em parceria com o Senai e com apoio do Sebrae Minas. A programação inclui palestras, workshops, rodadas de negócios, espaço para entrevistas de emprego e coleta de currículos, além de uma Jornada do Conhecimento, que trará experiências interativas voltadas à Indústria 4.0, robótica e inovação tecnológicas. Parabéns a todos os envolvidos.
MATANDO SAUDADE - Conforme dito em uma nota acima, estive com meu amigo radialista, advogado e também assessor de imprensa do SAAE Danilo Lopes e sua filha, Maria Rita Lopes, no Tropical Tênis Clube, na festa Ploc do Joy. Danilo é comunicador nato, veterano na área radiofônica e é sempre bem-vindo em qualquer emissora, caso queira voltar à atividade. Alegria em revê-lo, meu amigo.
PALESTRA DA EDUCAÇÃO. - O renomado palestrante Gabriel Carneiro, super-requisitado no Brasil, esteve em Itaúna, nas dependências do Automóvel Clube, para abordar o tema: “Inteligência Emocional para Professores da Rede Estadual”, no último dia 20. A coordenação do evento, sequenciado por mais 3 palestras, em outubro, novembro e dezembro, está sob a regência das diretoras e diretores escolares, que estão conduzindo tudo muitíssimo bem. Este colunista é o mestre de cerimônias convidado para abrir todas as palestras.
POR FIM - Alguns leitores disseram que peguei pesado na defesa de alguns na última coluna, do dia 20/09. Até concordo, mas continuo reafirmando minha lealdade aos amigos e amigas citados nas redes sociais e apenas “sugeridos” na nossa coluna. Evitamos citar nomes não para expor, porque expostos estavam, defendemos por honradez e por justo merecimento. Sinto por eles, e sinto ainda mais por quem repassa e repassa mensagens vãs. Até a próxima semana.