Reinado de Nossa Senhora do Rosário - O som das caixas vai invadir Itaúna!

Festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário começa na quarta-feira, dia 6, e se estende até o dia 17, domingo

Reinado de Nossa Senhora do Rosário - O som das caixas vai invadir Itaúna!

O som forte das caixas vai ser ouvido, mais uma vez, como tem acontecido há mais de 100 anos em Itaúna. A mais tradicional festa dos itaunenses começa com a sua programação religiosa no dia 6 de agosto, quarta-feira. Mas já faz algumas semanas que o movimento nos quartéis é intenso. A preparação da festa, a arrecadação de alimentos para os cafés, almoços e jantares do povo do Reinado já acontecem. A confecção das roupas próprias para a festa, os ensaios e, mais que isso, as orações e a preparação do espírito para homenagear Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia, os chamados santos pretos.

O Reinado é uma festa brasileira, com raízes mineiras, porém com influência da religiosidade africana, dos povos que foram trazidos escravizados da África para o Brasil. Conta a lenda que teria dado origem à festa que Chico Rei, que originalmente se chamava Galanga, era Rei do Congo e foi trazido ao Brasil como escravo. Vendido a um senhor de terras de Vila Rica (antigo nome de Ouro Preto), ele conseguiu comprar a sua liberdade e a do seu filho. Em seguida, conseguiu adquirir a Mina da Encardideira, de onde extraía ouro. E assim foi adquirindo a liberdade de cada um dos seus súditos, que também vieram para o Brasil escravizados. O Reinado, ainda conforme a lenda, teria surgido a partir de festa que Chico Rei promovia anualmente com seus súditos, libertados por ele.

A festa em Itaúna 

Em Itaúna, a Festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário é mais antiga que a própria cidade. Itaúna completa, em setembro, 124 anos de emancipação político-administrativa e a festa do Reinado data de mais de 170 anos, conforme historiadores, já que há registros da festa datados de 1853. As homenagens a Nossa Senhora do Rosário, com as guardas de congado de Moçambique, do Congo, do Vilão, do Catopé, do Camdombe, atravessam décadas e se fortalecem a cada ano.

Ocorrem alterações, é claro, mas a festa mantém a sua estrutura tradicional, com as guardas cantando e dançando em homenagem aos santos de devoção. E, se por um tempo a Igreja Católica manteve-se distante desses festejos, por questões internas, hoje a programação religiosa é ampla, com a participação efetiva da estrutura oficial da Igreja. A programação oficial da Paróquia para a Festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário de 2025 é a seguinte: 

- Quarta-feira, 6/8, 19h - Novena e Terço. 19h30, Celebração Eucarística presidida pelo padre Marcos Antônio Rocha. Comunidade convidada: Nossa Senhora do Rosário.

- Quinta-feira, 7/8, 19h - Novena e Terço. 19h30 – Celebração Eucarística presidida pelo padre Marcelo Geraldo de Oliveira. Comunidade convidada: São José.

- Sexta-feira, 8/8, 19h - Novena e Terço. 19h30 - Celebração Eucarística presidida pelo padre Adilson Neres Vieira. Comunidade convidada: Maria, Mãe da lgreja.

- Sábado, 9/8, 19h - Novena e Terço. 19h30– Celebração Eucarística presidida pelo padre Célio Antunes da Silva. Comunidade convidada: Sagrado Coração de Jesus.

- Domingo, 10/8, 9h - Celebração Eucarística presidida pelo padre Marcelo Henrique Nogueira da Costa. 18h, Procissão com a imagem de N. Sra. do Rosário, saindo da Matriz de Sant’Ana em direção à Capela do Rosário. Em seguida, Novena e Celebração Eucarística presidida pelo padre Everaldo Quirino Ferreira. Comunidade convidada: São Judas Tadeu.

- Segunda-feira, 11/8, 19h - Novena e Terço. 19h30 - Celebração Eucarística presidida pelo padre Adriano Aparecido Bolognani. Comunidade convidada: Gruta N. Sra. Itaúna.

- Terça-feira, 12/8, 19h - Novena e Terço. 19h30 - Celebração Eucarística presidida pelo padre Gilmar Pinheiro Marques. Comunidade convidada: São Sebastião.

- Quarta-feira, 13/8, 19h - Novena e Terço. 19h30 - Celebração Eucarística presidida pelo padre Luiz Fernando Alves Cruz. Comunidade convidada: Santo Antônio.

- Quinta-feira, 14/8, 19h – Novena e Terço. 19h30 - Celebração Eucarística presidida pelo padre Geraldo José Maia. Comunidade convidada: São Vicente e Sta. Teresinha.

Dia 15, Dia da Festa de Reinado 

- Sexta-feira – 15/8, feriado municipal em Itaúna, 7h - Tradicional café comunitário na casa da saudosa Rainha de Santa Efigênia, Dona Sãozinha (Av. Getúlio Vargas, 1962 - Bairro Santo Antônio) e também na casa da Rainha e do Rei Congos, Dona Maria Ana e Dilermando, no Bairro das Graças).

- 8h - Recitação do Terço Mariano, pela Legião de Maria, saindo da Praça Augusto Gonçalves até a Capela do Rosário.

- 9h - Concelebração Eucarística: padre Everaldo Quirino Ferreira e padre Hélio Cristino Teixeira.

- 18h - Celebração Eucarística presidida pelo padre Geraldo Agostinho Teixeira.

Comunidade convidada: N. Sra. das Graças.

Durante todo o dia, as diversas guardas de congada de Itaúna se apresentarão no Alto do Rosário, com cantos e procissões no entorno das duas capelas existentes no local.

- Sábado, 16/8, a partir das 19h - Pagamento de promessas pelas Guardas de Reinado das Irmandades N. Sra. Do Rosário e Sete Guardas (sede).

- Domingo, 17/8, 9h – Celebração Eucarística presidida pelo padre Marcelo Henrique Nogueira da Costa. 17h– Celebração Eucarística presidida pelo padre Geraldo Gabriel de Bessa. Em seguida: descendimento das Bandeiras. Comunidade convidada: Nossa Senhora do Rosário.

Obs: o levantamento de bandeiras está marcado para os dias primeiro (“de aviso”), dia 2, dia 9 e dia 14 do mês de agosto, sempre a partir das 19 horas, podendo ocorrer até por volta de 21 horas, na sede Irmandade das Sete Guardas, no Alto do Rosário. No dia primeiro, o levantamento das bandeiras “de aviso” deverá acontecer em torno das 21 horas, após a celebração da missa.

Já a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário realizará o levantamento nos dias 1º, 12, 13 e 14, no horário entre as 19h30 e 21  hoas, também no Alto do Rosário.