Pesquisa mostra que ensino técnico é boa opção
Apesar de 45% do comércio e da indústria apontarem que o ensino técnico é a melhor opção para se iniciar a carreira, apenas 10% dos estudantes brasileiros trilham este caminho, conforme pesquisa feita pelo Sesi e Senai e divulgada em reportagem da agência Brasil61 nesta semana. Conforme o texto, “o levantamento mostra que esse tipo de qualificação oferece mais oportunidades de emprego, em virtude dos conhecimentos específicos adquiridos na área escolhida”.
Abordando o estudo, o diretor de ensino do Instituto Federal de Brasília, Marcelo Rodrigues, afirmou que o ensino técnico extrapola a sala de aula. Segundo ele, o ensino médio tradicional, em muitas instituições, é visto apenas como o “caminho do meio” para o ensino superior. “Aqui a gente enxerga muito mais que isso. A gente enxerga em colocar um estudante na sociedade que esteja pronto para tudo: já pronto para exercer uma profissão. Ele está pronto para contribuir com a sociedade naquele momento”, disse.
O deputado federal Daniel Almeida (PCdoB-BA) também destaca a importância do ensino técnico, lembrando que se formou na década de 70 na Bahia e, “com o diploma na mão”, entrou no mercado de trabalho mais rápido. “Eu me formei na Escola Técnica Federal da Bahia — hoje Instituto Federal da Bahia — e dali saí para trabalhar no polo industrial de Camaçari”. Apontando a necessidade de mais investimentos no setor, ele afirma que esse será o caminho para que mais histórias como a dele se repitam no país.
O outro lado da questão
Já a maioria dos alunos que optam pela formação superior, em detrimento do ensino técnico, como forma de buscar uma carreira profissional, apontam a questão salarial como principal fator. Segundo essa observação, com um curso superior o profissional tem mais possibilidades de obter um emprego com melhor remuneração do que o profissional que opta pelo ensino técnico.
Essa questão poderia ser solucionada, apontam críticos, se o comércio e a indústria, que indicam o ensino técnico como a melhor opção, também valorizassem os profissionais com este nível de ensino, pagando salários mais atrativos. “Todos querem o melhor para si e suas famílias, se o ensino superior nos proporciona uma melhor opção salarial, por exemplo, vale a pena o esforço e buscar a formação nesta área. Se pagassem melhores salários para quem tem o ensino técnico apenas, com certeza, teriam mais pessoas buscando este caminho”, afirmou um estudante sobre a questão.