Itaúna é destaque no Prêmio Liga STEAM 2023

Itaúna é destaque no Prêmio Liga STEAM 2023
Foto: Reprodução


O Prêmio Liga Steam 2023, promovido pela Fundação ArcelorMittal, divulgou os 150 projetos selecionados na edição deste ano, sendo 50 projetos de Educação Infantil, 50 projetos de Ensino Fundamental e 50 projetos de Ensino Médio. Do total de 150 projetos, 12 foram das cidades de Itaúna, Contagem e João Monlevade, que emplacaram quatro, cada uma. O prêmio valoriza a “contribuição coletiva dos alunos e a aplicação de conhecimentos e habilidades das áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, daí o acrônimo STEAM”, explicam os organizadores do Prêmio.

De Itaúna foram selecionados os seguintes trabalhos: “Pequenos Jardineiros Plantando Conhecimento com Nossa Horta Orgânica”, sob supervisão da educadora Cláudia Vasconcelos Silva Oliveira; “Uma Viagem de descobertas pelo Safari Africano”, da educadora Lorena Ribeiro Machado; “Transformando o Meio Ambiente através de “práticas pedagógicas, inovadoras, inclusivas e sustentáveis”, da educadora Thaís Moreira Sacramento Marques, todos da Educação Infantil, voltada para alunos com idade a partir dos 4 anos. E o quarto projeto aprovado de itaunenses é da turma da educadora Ana Carolina Rodrigues Faria Calasans, do terceiro ano do Ensino Fundamental, com o título “Todos Somos Terráqueos”. 

Não foram divulgadas as escolas onde foram desenvolvidos os projetos. Os professores e professoras cujos projetos foram selecionados receberam e-mail com a confirmação da seleção e orientação para as próximas etapas do prêmio. Minas Gerais, com 35 projetos selecionados, divide com o estado de São Paulo o maior número de projetos escolhidos. Contagem (5 projetos), Itaúna (4) e João Monlevade (3) foram os destaques em Minas. Juntas, as três cidades representam um terço de todas as inscrições de professores e professoras do estado selecionadas para a próxima fase. Ao todo, 83 municípios brasileiros tiveram projetos selecionados. 

A próxima etapa do Prêmio Liga STEAM 2023 será a implementação dos projetos nas escolas, entre agosto e outubro. Em novembro, serão divulgados os finalistas nas três categorias e os vencedores serão conhecidos no início de dezembro. As escolas vencedoras do Ensino Fundamental, a partir do 3º ano, e as do Ensino Médio serão premiadas com um laboratório de robótica. A escola vencedora de Educação Infantil (a partir de 4 anos) até o 2º ano do Ensino Fundamental receberá uma brinquedoteca. Para os segundos e terceiros lugares das três categorias, os prêmios são em dinheiro, a serem revertidos em equipamentos e benfeitorias para as escolas.

O Prêmio Liga STEAM é promovido pela Fundação ArcelorMittal, em parceria com a Fundação Banco do Brasil, a AVSI Brasil e a Tríade Educacional. o Prêmio visa incentivar o desenvolvimento de projetos STEAM nas escolas brasileiras. Essa abordagem pedagógica é muito difundida em países como Estados Unidos, China, Austrália e Reino Unido e desenvolve conhecimento por meio de metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em projetos, a partir da resolução de problemas reais do dia a dia.