Funeral da Porca será no dia 6 de setembro

Funeral da Porca será no dia 6 de setembro
Reprodução Instagram

Conforme definição da Associação Comercial e Empresarial - ACE e da Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL, ambas de Itaúna, o Funeral da Porca só fica atrás do Natal em termos de movimentação da economia itaunense. A festa, que está agendada para acontecer, em sua 12ª edição, no dia 6 de setembro, no Parque de Exposições “Pedro Calambau”, em Itaúna, já está vendendo o segundo lote de ingressos, ao preço de R$ 450 para as mulheres e R$ 470 para os homens. A festa, como se sabe, é open food e open bar, o que garante comida e bebida liberada durante todo o evento. As atrações já anunciadas pela Roinc Produtora, responsável pela organização do evento, são a dupla Cleiton e Romário, o DJ Kvsh e a artista Samhara. Mas ainda tem “surpresa” a ser anunciada.

E, para atestar a importância do evento para a economia local, os dirigentes da ACE e CDL, Cácio Alexandre Silva e Afonso Henrique da Silva Lima, respectivamente, assinaram documento em que afirmam as vantagens da realização do evento para o município. Conforme a missiva assinada pelos dirigentes empresariais, o Funeral da Porca só perde em movimentação econômica para as festividades do Natal. Destacam no documento quatro pontos importantes. Começa pela afirmação da importância do “Funeral” como “impacto no varejo e serviços”. Neste item, destacam “o fluxo significativo de visitantes e a demanda por produtos e serviços”, verificados no antes e depois da realização da festa. Dentre os setores mais demandados estão o de hotelaria, transporte, alimentação e serviços como salões de beleza, produção de roupas e assemelhados.

Em seguida, no item, o documento destaca a “geração de renda e empregos diretos”, lembrando do impacto da festa na “cadeia produtiva” que se forma no entorno do evento, com a geração de inúmeros empregos diretos e indiretos, citando setores como segurança, alimentação, montagem de estrutura, logística e transporte. Um terceiro item apontado é “atração do fluxo de pessoas”, o que, apontam, dado a magnitude e reputação nacional do evento, coloca Itaúna em destaque nos segmentos turístico e de investimento brasileiros.

Por fim, ainda aponta o documento a questão do “fortalecimento da imagem da cidade”, com a grande repercussão do evento nas mídias, apresentando Itaúna como uma cidade vibrante, acolhedora e dinâmica, pronta a receber visitantes e, por que não, investimentos. Encerra o documento, assinado em 8 de agosto passado, que as entidades representadas apoiam e incentivam a realização da festa Funeral da Porca em Itaúna.