Combate à dengue recebe auxílio de drones

Seminário para treinamento de agentes no uso do equipamento contou com representantes de 48 municípios, inclusive de representantes de Itaúna

Combate à dengue recebe auxílio de drones
Foto: Divulgação/PMI




A empresa Aero Engenharia está sendo contratada, por meio de consórcios intermunicipais de saúde do Estado, para atuar no combate à dengue. Conforme informações repassadas à reportagem, “a tecnologia da Aero Engenharia, empresa especialista em ‘Geoanalytics’, identifica e trata pontos de reprodução do mosquito da dengue por meio de drones, de forma 100% remota. Um verdadeiro case de sucesso que se torna essencial diante dos números da dengue que crescem a cada ano no Brasil”. E na terça-feira, 18, o ICISMEP, em parceria com a Regional de Saúde de Divinópolis, promoveram um seminário para a apresentação do trabalho e o treinamento de agentes dos municípios. 

Participaram do encontro 48 dos 53 municípios da região. De Itaúna marcaram presença a coordenadora da Vigilância Ambiental, Jordana de Oliveira Viera, e a gerente de Vigilância em Saúde, Geisielle Henner da Silveira. No seminário “Drones contra a dengue”, os técnicos dos municípios puderam entender como é feito o trabalho com os drones. Também receberam treinamentos para a operação do aparelho e informações de como o aparelho pode auxiliar no combate ao mosquito Aedes aegypti. 

Em Minas Gerais cerca de 300 municípios já estão tendo acesso ao projeto. O Techdengue, conforme os especialistas, “é uma solução inovadora para o combate às arboviroses. A tecnologia da Aero Engenharia, empresa especialista em Geoanalytics, identifica e trata pontos de reprodução do mosquito da dengue por meio de drones, de forma 100% remota. Um verdadeiro case de sucesso que se torna essencial diante dos números da dengue que crescem a cada ano no Brasil”, informaram. 

O avanço da gestão de saúde pública no âmbito das arboviroses através do Techdengue (techdengue.com) é mediado por consórcios intermunicipais de saúde por todo o território mineiro. Assim, a união do incentivo público da Resolução SES/ MG 9.035/23 à articulação entre os sistemas municipais proporcionará uma cobertura contra arboviroses cada vez mais eficiente no estado, tornando Minas Gerais um espelho na inovação e implementação de tecnologia no combate e gestão de arboviroses para todo o país.