COLUNA CAUSUS - Gabiroba... O maioral do bloco Já Xegô

COLUNA CAUSUS  - Gabiroba... O maioral do bloco Já Xegô


Gabiroba!

Ô Gabiroba! _ Gritou o Carlinhos de Brito para o seu grande amigo Hamilton Gabiroba, lá no Bairro Itaunense. Era fevereiro de 1984.                                          Avisa pro Lúcio, Maria das Graças, Tina e Bernadete que hoje tem reunião do Bloco Já Xegô, lá no Grêmio Recreativo. Oh! - O Marcionílio a Aninha e a Regina Célia eu já avisei, viu? - Exclamou o grande carnavalesco, com um escancarado sorriso de satisfação. E a satisfação do folião Carlinhos de Brito tinha as suas razões, pois pela primeira vez um bloco de carnaval do Bairro Itaunense ia desfilar na Praça da Matriz, mesmo espaço de grandes blocos como os Cuecões, Unidos da Ponte, Demorô de Santanense, Terríveis e das famosas Escolas de Samba dos Pães, Castores e Zulus. Era o máximo e, no improvisado barracão alugado às pressas, o grupo de amigos viravam a noite confeccionando as fantasias e alegorias, com os poucos materiais de que dispunham.             - Mas está ficando uma beleza, falava a Maria das Graças.                                                                                       

- O povo do Bairro Itaunense vai se orgulhar, pois vai ser muito bem representado, emendava a Tina enquanto coava um bule de café para o grupo de amigos.                                                          

- O pessoal do Demorô que se cuide, pois vamos chegar para abafar, comentava o Marcionílio para a Bernadete e a Aninha que, de agulha e linha nas mãos, emendavam centenas de saquinhos de leite, obtidos junto à Cooperativa dos Produtores Rurais para confeccionar a fantasia do principal destaque do bloco. No sábado de carnaval, com aproximadamente 120 componentes e um carro alegórico, abriram o carnaval de Itaúna, desfilando no “Grupo B” dos blocos e, foram muito aplaudidos pelo público que lotava as arquibancadas, na Praça da Matriz. Após o desfile retornaram eufóricos para o bairro, já fazendo planos para o carnaval do ano seguinte.                                                                                                                                           - Foi demais! – Exclamava eufórica a Tina. Mesmo com fantasias simples e pobres nós demos o recado e fomos até mais aplaudidos que alguns blocos famosos. A fantasia mais aplaudida foi a da Maria das Graças, toda confeccionada com saquinhos de leite.                                                       

 - Foi ideia do Gabiroba – complementou o Lúcio. Ele é o Joãozinho Trinta do carnaval de Itaúna! Na quarta-feira de cinzas, pontualmente às 12:00 horas, tinha o programa Cosme Silva Show, líder de audiência da Rádio Clube. Era esse programa que basicamente se fazia o pré-julgamento de desempenho dos blocos e Escolas de Samba, que haviam desfilado na Praça da Matriz, antes da abertura dos envelopes da Comissão Julgadora contratada pela Prefeitura. O radialista Cosme Silva fazia um breve comentário sobre o desfile e dava o seu veredito:  se elogiava ganhava, se não elogiava perdia. Às 11:45 daquela quarta-feira, 100% dos rádios do Bairro Itaunense estavam sintonizados na ZYZ4. Concentrados na pracinha do bairro, lá estavam o maioral Hamilton Gabiroba, Carlinhos de Brito, Regina Célia, Lúcio, Tina, Bernadete, Aninha e Marcionílio, bem como, dezenas de participantes de alas e da bateria. Eles já não aguentavam mais de tanta aflição quando começou o programa do famoso radialista, ao mesmo tempo que um silêncio profundo tomou conta de toda a pracinha do bairro.  Pssssiuuuuu.... fez a Tina, ao mesmo tempo em que levava o dedo indicador  nos lábios, para um dos presentes, que engatilhava um espirro. Com o início do programa o Cosme Silva, entre músicas e recados, ia fazendo os seus comentários sobre o desfile dos blocos e das Escolas de Samba, com elogios e críticas a essa ou aquela agremiação carnavalesca, seus destaques, suas fantasias ou alegorias, sem ainda fazer qualquer comentário sobre o bloco do Bairro Itaunense. Já no último minuto do programa ouviu-se o seguinte comentário do radialista: .....ah, já ia me esquecendo, teve também um bloquinho lá do Bairro Itaunense, que no momento  não me lembro do nome, mas muito pobrezinho, com fantasias confeccionadas com retalhos de pano e saquinhos de leite, que abriu o desfile dos blocos no sábado de carnaval. Dizem que durante muitos anos o Cosme Silva trocava de passeio, quando cruzava na rua com o Hamilton Gabiroba, o maioral do Bloco Já Xegô.................

Por Sérgio Tarefa