SAÚDE FEMININA - Mamografia para mulheres de 40 a 49 anos

Exame poderá ser feito sob demanda mesmo sem sintomas, em decisão com o profissional de saúde, ampliando a detecção precoce do câncer de mama

SAÚDE FEMININA - Mamografia para mulheres de 40 a 49 anos
Foto: José Cruz/Agência Brasil

Mulheres de 40 a 49 anos terão acesso à mamografia no Sistema Único de Saúde (SUS), mesmo que elas não apresentem sinais ou sintomas de câncer. A recomendação para as mulheres a partir dos 40 anos é que o exame seja feito sob demanda, em decisão com o profissional de saúde. A medida integra um conjunto de ações anunciadas na terça-feira, 23, pelo Ministério da Saúde. 

Antes, mulheres desta faixa etária tinham dificuldade com o exame na rede pública em função da avaliação de histórico familiar ou necessidade de já apresentar sintomas. Essa faixa etária concentra 23% dos casos da doença e a detecção precoce aumenta as chances de cura.

Outra medida é a ampliação da faixa etária para rastreamento ativo, quando a mamografia deve ser solicitada de forma preventiva a cada dois anos. A idade limite, que até então era de 69 anos, passará a ser de até 74 anos. Quase 60% dos casos da doença estão concentrados dos 50 aos 74 anos e o envelhecimento é um fator de risco.

Além disso, conforme anunciado, a partir de outubro, o SUS vai oferecer novos medicamentos para o tratamento do câncer de mama. Um deles é o trastuzumabe entansina, indicado para mulheres com câncer de mama que ainda apresentam sinais da doença mesmo após a primeira fase do tratamento com quimioterapia antes da cirurgia. O outro grupo são os inibidores de ciclinas (abemaciclibe, palbociclibe e ribociclibe), recomendados para pacientes com câncer de mama avançado ou metastático, quando a doença já se espalhou para outras partes do corpo, e que têm receptor hormonal positivo e negativo.