Programa para incentivar a produção já começou

Programa para incentivar a produção já começou
Foto: Reprodução/PMI


Desde a quinta-feira, 4 de janeiro que estão abertas as inscrições para o Programa de Produção de Alimentos 2024, voltado para os pequenos produtores de Itaúna e que deve alcançar cerca de 400 famílias. Até o dia 30 de março, os interessados poderão se inscrever indo à Sala de Apoio ao Produtor Rural de Itaúna, na Rua Godofredo Gonçalves, 505, Centro. Os atendimentos, que são realizados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, acontecem de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas, e o telefone para informações é o 37-3249-9216.

Conforme o secretário Diógenes Vilela afirmou à reportagem, os objetivos do programa são “melhorar a produtividade das lavouras do município, aumentando o uso das técnicas de conservação de solo e água. Com isso, buscamos também melhorar a renda e a qualidade de vida do produtor rural e seus familiares”. Disse ainda que o programa se integra ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF).

São oferecidos a análise de solo e interpretação dos resultados com orientações técnicas da EMATER-MG de acordo com a cultura a ser cultivada; doação de calcário de acordo com a área e a cultura a ser plantada e em conformidade com as normas do programa; e a mecanização agrícola para os produtores cadastrados no Programa Produção de Alimentos. Neste ano a expectativa é de que sejam doados três mil sacos de calcário, num total de 150 toneladas, e a distribuição de 1.200 quilos de sementes de milho e 400 quilos de sementes de feijão. Também são oferecidas sementes de hortaliças durante todo o ano gratuitamente.