MULTAS À VISTA - Radares de velocidade instalados em Itaúna

Equipamentos começarão a funcionar na próxima quinta-feira, em nove pontos da cidade

MULTAS À VISTA - Radares de velocidade instalados em Itaúna
Foto: Reprodução/Júnior Dantas/PMM


A Prefeitura de Itaúna anunciou a instalação de novos radares de detecção de velocidade excessiva nas vias da cidade. Na Avenida Jove Soares, principal corredor de trânsito de Itaúna, pelas informações de locais repassadas pela assessoria da Prefeitura, não serão instalados os equipamentos. Assim, ultrapassar limite de velocidade continuará sendo possível em um dos trechos mais perigosos do município e onde, nos finais de semana, principalmente, é comum o fato de veículos transitarem em alta velocidade.

Os locais onde serão instalados os equipamentos, conforme a divulgação, são na Avenida Albino Santos, Avenida Chico Inácio, Avenida Doutor Miguel Augusto (em frente ao Hospital), Avenida Gabriel da Silva Pereira, Avenida JK, Avenida Manoel da Custódia (um radar instalado próximo ao Supermercado Rena, no Bairro São Geraldo, foi retirado há alguns meses), Rua Chico Morais, Rua Divinópolis e Rua 13 de Maio. Portanto em áreas de acesso de bairros ao centro da cidade, sendo que a região dos bairros Padre Eustáquio, Jadir Marinho e Várzea da Olaria não serão atendidas pelo setor de trânsito do Município.

Nas redes sociais as críticas são as mais diversas, afirmando se tratar de “mais uma indústria da multa”. O fato de a região dos bairros Padre Eustáquio, Várzea da Olaria e Jadir Marinho, assim como a região dos bairros de Lourdes, Vila Mozart e Morro do Engenho, não receberem os equipamentos foi bastante notado por cidadãos, especialmente as pessoas que moram naquelas áreas. “Continuam esquecendo da nossa região”, resumiu um crítico. Outro fator muito comentado é que não foram anunciadas instalações de equipamentos na parte mais central, onde, seguramente, são cometidas mais infrações no trânsito, como o avanço de sinais, principalmente por motocicletas.

Segundo a informação da Prefeitura, “para a escolha do local de instalação do equipamento, foi necessário (observar) alguns critérios técnicos considerando locais com maior incidência de acidentes, fluxo de pedestres, tipo de acidente, quantidade de acidentes com e sem vítimas, inclusive fatais, acidentes por período, grau de severidade do acidente, entre outros fatores”. Assim, pela informação da Prefeitura, a maioria dos acidentes ocorre na região atendida, o que leva a crer que as regiões dos bairros Padre Eustáquio, Jadir Marinho, Bairro de Lourdes, Vila Mozart, Morro do Engenho, além da área do entorno central de Itaúna, têm menos acidentes.