Papa nomeia novo Bispo para substituir Dom José Carlos

Papa nomeia novo Bispo para substituir Dom José Carlos


Acabou a espera e a comunidade católica da região tem novo bispo, com a nomeação feita pelo Papa Francisco, na quarta-feira, dia 19, para que Dom Geovane Luís da Silva, assuma a Diocese de Divinópolis. O cargo estava vago desde o dia 10 de fevereiro, quando o itaunense Dom Joé Carlos fez a sua última celebração em Divinópolis, antes de se encaminhar para a Diocese de Montes Claros, onde é arcebispo.

Dom Geovane Luís da Silva, que assume a Diocese de Divinópolis, tem 51 anos e é natural de Barbacena. Ele foi transferido da sede titular de Monte de Numidia e auxiliar de Belo Horizonte, para a sede vacante de Divinópolis – MG. Segundo a divulgação da Diocese, o novo bispo tem “6 anos de ministério episcopal, completados no último dia 25/03”. A Diocese de Divinópolis é “composta por 54 paróquias presentes em 25 municípios” e ficou vaga por dois meses até que o Papa Francisco fizesse a nomeação de Dom Geovane.

A posse canônica de Dom Geovane está marcada para o dia 17 de junho, às 10 horas, na Catedral do Divino Espírito Santo, em Divinópolis. Na mensagem dirigida à nova diocese, Dom Geovane afirmou que “assumo com alegria e esperança esta nova missão eclesial, confiante na graça de Cristo Ressuscitado, que nunca nos abandona”. E completou que “humildemente bato à porta do coração de cada um pedindo abrigo, oração e a bênção necessária para que se torne realidade o lema que conduz sua vida e seu ministério: ‘Sit amoris officium pascere dominicum gregem’ – ‘Seja serviço de amor apascentar o rebanho do Senhor’”, conforme divulgou a nota assinada pelo padre Luís Fernando Cruz, da Assessoria de Comunicação da Diocese de Divinópolis.