Maioria dos itaunenses usam carro para ir ao trabalho

Dados do IBGE mostram que ônibus é o meio de transporte de 28,76% da população e a maioria dos passageiros são pretos

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE divulgou, nesta semana, a estratificação apontando como os brasileiros se deslocam de suas residências para o trabalho e a escola. Itaúna tem dados que apontam situações que deixam claro o distanciamento na distribuição de renda entre as classes, com foco na cor da pele. 

Conforme os dados, baseados nas informações recolhidas com o Censo 2022, os itaunenses se locomovem de casa para o trabalho e/ou escola, das seguintes formas: 33,66% usam carros para se locomover; 28,76% utilizam-se dos ônibus. Em terceiro lugar vêm as pessoas que se locomovem a pé, que representam 19,06%. Outros 11,3% utilizam motos como veículo de locomoção. Os dados apontam ainda que 2,63% vão para o trabalho ou escola de bicicleta; e 4,54% utilizam-se de outros meios ou não responderam efetivamente como se locomovem.

Quando esses dados são estratificados pela cor da pele é que se nota como as pessoas pretas ou pardas são as que mais utilizam de ônibus para se locomover, enquanto a maioria dos brancos utilizam carros. Esses números apontam que a distribuição de renda é mais favorável aos brancos. Os dados são os seguintes para quem utiliza carro para se locomover: a maioria, ou seja, 43,15% das pessoas que utilizam este veículo são pessoas brancas. Os pretos representam 21,26% de quem usa carro para ir ao trabalho ou à escola.

Quando a locomoção é feita por meio de ônibus, a proporção se inverte: 42,76% são pessoas pretas, e 24,93%, pessoas brancas, nos dois casos aquelas pessoas que têm a cor parda giram com percentuais em torno de 30%. Conforme especialistas, isso demonstra que as pessoas brancas têm melhor condição financeira que as pessoas pretas, repetindo uma constante observada na estratificação de todo o País.

Carros são mais utilizados que ônibus

Conforme os números divulgados, 14.338 pessoas em Itaúna declararam que utilizam carro para se locomover ao trabalho ou à escola diariamente. E 12.249 pessoas disseram que se utilizam de ônibus. Aqueles que informaram utilizar motos são pouco mais que 4,8 mil pessoas. Essas informações dão um pouco da dimensão do número de veículos que estão nas ruas da cidade diariamente e podem servir aos gestores para trabalhar propostas de melhoria no trânsito da cidade, que é bastante caótico há alguns anos.

A retirada da sede do Executivo da Praça da Matriz pode ter sido um grande passo para descentralizar o número de pessoas indo àquele local diariamente. Poderia haver, ainda, um trabalho junto aos bancos, para que fossem abertas agências fora do chamado “hipercentro”, que compreende o entorno da Praça da Matriz, conforme apontam especialistas. Todos esses dados divulgados pelo IBGE podem servir aos técnicos do Executivo, bem como aos vereadores, para buscarem propostas que possam melhorar a vida da população, apontam especialistas em gestão. Os dados estão lá, de fácil acesso a todos, basta boa vontade e inteligência para que possam ser mais bem utilizados.

Itaunenses gastam, em média, entre 16 e 30 minutos para ir ao trabalho

Se nas grandes cidades as pessoas gastam boa parte do dia no deslocamento entre a casa e o serviço, as cidades do porte de Itaúna apresentam um bom atrativo, o que acrescenta muito para a qualidade de vida das famílias. O tempo médio gasto pela maioria dos itaunenses é entre 16 e 30 minutos para ir de casa ao trabalho, conforme dados informados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Esse prazo de deslocamento é o que gastam 36,26% dos trabalhadores do sexo masculino. Já as trabalhadoras que gastam esse mesmo prazo representam 38,71.

Em segundo lugar na escala do tempo médio usado para o deslocamento até o trabalho, por sexo, estão aqueles que utilizam entre 6 e 15 minutos. Neste prazo estão 30,48% dos trabalhadores do sexo masculino e 31,83% das trabalhadoras. Na terceira posição em relação ao tempo gasto estão aqueles trabalhadores que demoram um pouco mais para chegar ao trabalho, gastando entre 31 minutos e uma hora para a locomoção. Neste prazo são 19,69% de trabalhadores do sexo masculino e 17,32% das trabalhadoras do sexo feminino.

Assim, tem-se que a grande maioria dos trabalhadores itaunenses, de ambos os sexos, gastam entre 6 e 30 minutos de tempo para se locomover de casa até o trabalho. Para os homens, este prazo é gasto por 66,74%, e, para as trabalhadoras, o mesmo tempo é utilizado por 70,54% do total.