ALERTA - Crianças, férias e os riscos de acidentes

Responsáveis precisam redobrar a atenção neste período

ALERTA - Crianças, férias e os riscos de acidentes
Foto: Divulgação/Imprensa-MG/Pedro Chagas

O período de férias escolares é de muita alegria, agitação e também de necessidade de atenção redobrada pelos responsáveis pelas crianças. Com mais tempo livre e a disposição ampliada para as brincadeiras, também aumentam os riscos de acidentes. Por isso é necessário aumentar o alerta para que nada de ruim aconteça e que, na volta às aulas, as crianças possam contar somente histórias alegres. Mas nem sempre é isso que acontece, com muitos casos de queimaduras, quedas e afogamentos sendo registrados. Alguns deles com desfechos fatais.

E para que as férias transcorram sem problemas, as famílias e os responsáveis pelas crianças precisam redobrar a atenção com os menores, para evitar a ocorrência de acidentes. Alertam as autoridades que “situações simples, muitas vezes associadas a momentos de distração, estão entre as principais causas de atendimentos de urgência envolvendo o público infantil em Minas Gerais e em todo o país”.

E muitas medidas de prevenção podem atuar para evitar ocorrências, por exemplo, de queimaduras em ambientes domésticos. Dar prioridade ao uso das trempes de trás dos fogões, que dificultam o acesso às crianças menores às vasilhas que estejam sendo usadas. Manter cabos de panelas voltados para dentro, evitar uso de tolhas de mesa, para que não sejam puxadas pelas crianças... Essas e uma série de outras medidas simples evitam acidentes que podem ser graves.

Sempre é importante evitar acesso de crianças, especialmente as mais novas, a produtos de limpeza, a inseticidas e objetos pontiagudos ou de pequena dimensão, que podem ser levados à boca. Evitar acesso a tomadas e fiação também é outra medida que evitar situações de risco. 

Mas, se os cuidados em casa são essenciais, fora delas não deixam de ser necessários. Travessias de ruas, acesso a escadas e terrenos íngremes, bem como a sacadas e janelas de prédios são riscos que podem ser evitados. Nos carros, confira sempre o acesso a portas, janelas e maçanetas pelas crianças. O melhor é bloquear as fechaduras e manter janelas fechadas, cuidando sempre do uso do cinto de segurança de maneira adequada. 

Em passeios às praias, cachoeiras e piscinas, muito cuidado e atenção redobrada no acesso das crianças. Em casos de urgência, acione o Samu, pelo telefone 192, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193. Cuide da segurança das crianças e as férias vão ser excelentes, pode apostar!