Gláucia confirma pré-candidatura e Maurício “quase desistiu”
Vice-prefeita estaria isolada em sua sala na Prefeitura. Boatos apontavam desistência de Nazaré, na quarta-feira, mas ele reconfirmou que vai disputar a Prefeitura
A relação da vice-prefeita Gláucia Santiago com o prefeito Neider Moreira “azedou de vez”, como dizem os mais experientes, após ela ter se negado a concordar com a retirada de sua pré-candidatura para apoiar o nome indicado por ele. Conforme informações apuradas pela FOLHA, esta semana, o prefeito e a vice não se falam mais. Gláucia confirmou para a reportagem que todas as pessoas indicadas por ela e que atuavam nos quadros da Prefeitura foram demitidas. Até a sua secretária, deixando-a isolada nos momentos em que comparece à Prefeitura. Conforme afirmou Gláucia Santiago, “foram retirados o computador e feita a limpeza das gavetas da secretária e hoje eu tenho que contar com a boa vontade de algumas pessoas para fazer atendimento, quando as pessoas me procuram, lá na Prefeitura”, disse.
Tudo isso, conforme a política, aconteceu após a sua negativa em retirar a pré-candidatura para declarar apoio ao nome indicado pelo prefeito, que é o empresário Maurício Nazaré. Mas, segundo Gláucia, a relação entre ela e Neider nunca esteve bem após as eleições. “Nunca tive liberdade nenhuma. Nunca me dava oportunidade de atuar nas questões importantes, e quando eu perguntava a ele sobre alguma questão, mandava que eu consultasse a sua agenda para saber. Agora, por não ter cedido, retirando a candidatura para apoiar o Maurício, cortou tudo. Os secretários não podem me atender, nem secretária eu tenho”, lamentou.
Sobre a sua pré-candidatura, disse que está mantida. “Sou pré-candidata, sim. E conto com o apoio de toda a estrutura federal e estadual do PL – Partido Liberal, sigla a que estou filiada há muito tempo”. Sobre a possibilidade de ocorrer alterações, até mesmo com ela deixando de ser candidata, em algum momento, Gláucia disse que é candidata, sim, mas que “a situação de momento, conforme for necessário, posso até não ser candidata, se for o melhor para Itaúna”.
A vice-prefeita, para reforçar o péssimo relacionamento que tem mantido com o prefeito, por causa dele, da postura dele, lembrou que “duas promessas minhas de campanha ele sequer avaliou. A realização do Governo Itinerante e a construção de uma creche na região da Várzea da Olaria não foram encaminhadas, apesar de terem sido promessas nossas, de campanha. No caso da creche, consegui uma verba de R$ 500 mil, mas a verba está parada, pois ele (o prefeito) não quis dar encaminhamento na obra”. Gláucia ainda reafirmou que continuará indo à Prefeitura até o último dia de mandato: “As pessoas votaram em nós, muitas, atendendo a um pedido meu. Tenho compromisso com a população e vou continuar buscando atender, na medida do possível”, concluiu.
Maurício Nazaré confirmou sua pré-candidatura
No início da semana, até a quarta-feira, dia 8, surgiu uma onda de boatos apontando uma possível desistência do empresário Maurício Nazaré de se candidatar a prefeito. Mas foi contestada no final da tarde, pelo próprio Maurício Nazaré, que reafirmou a sua pré-candidatura pelo PSD. Conforme apurado, já estão sendo providenciados espaço e a montagem da equipe que vai atuar na campanha do empresário. Outro fator que está sendo discutido é com relação ao posto de vice-prefeito, na chapa com o empresário.
Segundo apurações, uma preocupação dos coordenadores da candidatura é com relação à necessidade de encontrar um vice com bastante apelo popular. Maurício Nazaré, como se sabe, é empresário, com grande atuação no setor e envolvimento em campanhas como a de estruturação de um serviço de atendimento à população, no período da pandemia. Porém não teria o apelo popular que está sendo buscado em um possível vice. E um dos nomes que está sendo apontado é o do ex-vereador e ex-candidato a deputado João José. Segundo análises, João José tem o apelo político necessário para levar o nome de Nazaré ao meio popular. Mas tudo ainda está na fase de avaliações.