EMPREGOS - Ano começa bem para Itaúna

220 novas vagas com carteira assinada foram criadas no município

EMPREGOS - Ano começa bem para Itaúna
Foto: Reprodução/CAGED

Depois de um ano com saldos negativos no setor de empregabilidade, 2026 começa bem para os itaunenses, com saldo positivo de novos 220 empregos com carteira assinada. E são duas as boas novas para os itaunenses. Primeiro que o setor que mais gerou novas vagas é o que também oferece melhores salários, que é o setor da Indústria. Depois, outra boa informação é que o setor de Construção Civil voltou a apresentar saldo positivo, depois de vários meses com seguidas demissões.

Com as novas 220 vagas, o estoque de empregos com carteira assinada em Itaúna subiu para 30.344 pessoas, o que representa 29.38% do total da população com um emprego com carteira de trabalho assinada, o denominado trabalho formal. A Indústria foi o setor que mais contratou, com 174 novos trabalhadores. Em seguida veio o setor da Construção Civil, que contratou novos 111 trabalhadores. E fechando o setor positivo, a área de Serviços apresentou saldo positivo de mais 6 contratados.

Por outro lado, com demissões, o setor do Comércio demitiu 57 trabalhadores, e o do Agro, mais 14. Assim, os estoques por setor em Itaúna ficaram assim: Serviços, com 11.182 contratados; Indústria, com 10.919 contratados; Comércio, com 5.428; Construção Civil, com 2.342; e Agronegócios, com 474 contratados.

Brasil tem saldo de mais de 112 mil novos empregos

O Brasil apresentou saldo positivo em janeiro de mais 112.334 novos empregos formais. Com isso, eleva a massa de trabalhadores formais a mais de 48.5 milhões de trabalhadores formais. Minas Gerais, por sua vez, contratou novos 7.425 trabalhadores, formando atualmente um montante de mais de 4,9 milhões de trabalhadores com carteira assinada.