ECONOMIA - Feira Livre gera renda para mais de 60 famílias

E oferece produtos de ótima qualidade e a preços mais baixos aos itaunenses

ECONOMIA - Feira Livre gera renda para mais de 60 famílias
Foto: Arquivo/PMI
ECONOMIA - Feira Livre gera renda para mais de 60 famílias

O mineiro tem por costume, aos finais de semana, “dar uma passada na feira”. Esse é um programa que todo mineiro faz, já fez e, se ainda não fez, vai fazer um dia. Existem pessoas que até montam caravanas de “turistas” para ir à feira no final de semana. E Itaúna tinha carência dessa opção, até que, no ano passado, a Prefeitura implantou a Feira da Agricultura Familiar, funcionando na Praça Celi. A partir de então, sessenta feirantes, em 30 barracas, atuam aos sábados no local, oferecendo produtos agrícolas os mais variados a quem comparece ao local.

E o ato de “ir à feira” já está se tornando um hábito dos itaunenses. Nos sábados, a partir das 7h e até as 13h, um burburinho de gente, animais de pequeno porte, verduras, bebidas e muita animação acontece na Avenida Jove Soares, próximo do SENAI, na Praça Celi. Hortaliças, legumes, ovos, farinhas e muito mais estão à espera das famílias que vão ao local para, além de adquirir um produto de boa qualidade, também se divertir, conversar, passar o tempo. E a tendência é de que o volume de pessoas e de barracas, assim como de feirantes, aumente.

Em Minas são 700 municípios com feiras livres

Dos 853 municípios mineiros, pelo menos em 700 são registradas ocorrências de feiras livres. E a tendência é de que esse número continue se ampliando, pois, apenas em 2025, o poder público estadual, por meio da EMATER, beneficiou 37 municípios com 478 barracas, 866 jalecos e 150 tendas.