Bandidos criaram site para “receber” IPVA

Bandidos criaram site para “receber” IPVA
Foto: Arquivo/FOLHA


O período de pagamento do IPVA chegou e com isso bandidos se aproveitam para aplicar golpes nas pessoas que não se atentam para as artimanhas dos golpistas. E para alertar os itaunenses sobre a ocorrência destes golpes, a Prefeitura divulgou informações que podem levar à identificação deste crime e, assim, evitar que o contribuinte seja lesado. O alerta é não pagar sem conferir antes o documento, passo a passo e, principalmente, não acreditar em propostas de descontos extras, pois só existem dois tipos de descontos para os proprietários de veículos em Minas Gerais: para quem paga à vista, em uma só parcela, e para quem se mantém em dia com o imposto nos últimos anos. E, mesmo assim, esses valores já vêm descontados no boleto, quando se constata a situação, sem a oferta de descontos, na hora de efetuar o pagamento. 

Para alertar os contribuintes, a Prefeitura divulgou a seguinte informação: “Um novo golpe envolvendo o IPVA 2024 MG foi identificado. Usuários que tentam quitar o imposto no estado de Minas Gerais estão se deparando com um site falso que oferece a opção de pagamento via Pix com 20% de desconto. Entretanto o valor é direcionado à conta de pessoas físicas. Como funciona o golpe do IPVA: Ao pesquisar no Google a respeito do IPVA MG 2024, a primeira opção que aparece é uma página similar ao site oficial de pagamentos da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF); no entanto o site é falso”. 

E complementa o alerta da Prefeitura que “o usuário é direcionado a digitar as informações do veículo e no momento de realizar o pagamento, existem duas opções: a de emitir uma DAE (pagamento por boleto) ou por meio de Pix. A alternativa de boleto bancário aparece como indisponível, restando apenas o Pix que, no momento de efetuar o pagamento, é direcionado para a conta de uma pessoa física, o que não acontece no site oficial, pois quem recebe o imposto é o Estado”.

Mais adiante informa ainda as diferenças entre o site real e o site golpista. Essas diferenças, como afirma a reportagem, está principalmente na oferta de “desconto”, já que o golpista apresenta 20% o que não existe na prática. A informação repassada pela Prefeitura sobre as diferenças é a seguinte: “as páginas são muito semelhantes, mas podem ser diferenciadas em alguns pontos. A principal entre elas é que, no site falso, assim que selecionada a opção “Pagamento com DAE, a mensagem “Pagamento com DAE não está disponível, por favor utilize pagamento via Pix” aparece no topo da página. A segunda diferenciação é que o site falso proporciona uma mensagem de 20% de desconto no rodapé da página”. 

Site oficial do IPVA 

Para que o cidadão não caia no novo golpe do IPVA 2024, uma recomendação é que o acesso seja feito por meio do site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MG): www.detran.mg.gov.br. Após acessar o site, basta seguir as opções: veículos >> Taxas/IPVA/Seguro Dpvat >> IPVA 2024 >> Orientações >> Clique aqui. E não se esqueça de sempre verificar quem é o beneficiário do pagamento.