CRLV começa a ser exigido em primeiro de setembro

CRLV começa a ser exigido em primeiro de setembro

O documento obrigatório para a circulação de veículos, o CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo começará a ser exigido nas blitzen a partir de setembro deste ano em Minas Gerais. O Detran MG informou que a exigência será feita em três etapas, nos meses de setembro, outubro e novembro. Os primeiros a terem a documentação exigida são os veículos com placas de finais 1, 2 e 3, que devem apresentar o licenciamento de 2023 a partir de primeiro de setembro. Assim, os proprietários destes veículos têm até o dia 31 de agosto para regularizar a situação, caso estejam em atraso.

Já os veículos com placas de finais 4, 5 e 6 passarão a ter que apresentar o licenciamento regular de 2023 a partir do dia primeiro de outubro, ganhando assim mais um mês para regularizar suas situações. E, finalmente, a exigência do CRLV em dia para os veículos com placas de finais 7, 8, 9 e 0 será a partir do dia primeiro de novembro.

A informação foi publicada em portaria no Diário Oficial do Estado no último dia 8, sábado. Informa ainda o Detran-MG que, conforme estabelecido na portaria, os motoristas, durante fiscalizações de trânsito, não precisarão apresentar comprovantes de pagamento de taxas e tributos. Será suficiente portar o CRLV 2023, seja em formato impresso ou digital.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, conduzir um veículo que não esteja devidamente registrado e licenciado é considerado uma infração gravíssima. A penalidade para essa infração é uma multa no valor de R$ 293,47.