Cão é resgatado pela polícia após abuso sexual em Nova Lima

Um cachorro foi resgatado pela Polícia Militar de Meio Ambiente em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, após ser vítima de abuso sexual. O resgate ocorreu nesta terça-feira, 1º de julho. A Polícia Civil já iniciou um inquérito para investigar o crime, cuja data exata ainda é desconhecida.
Após ser salvo, o animal foi encaminhado a uma clínica veterinária para exames e avaliação de seu estado de saúde. A Polícia Militar informou que todas as medidas legais cabíveis foram tomadas no caso.
O indivíduo acusado do abuso se apresentou voluntariamente na delegacia e prestou depoimento. Ele foi liberado por não ter sido detido em flagrante, mas as investigações prosseguem e podem levar à solicitação de uma prisão preventiva.
No Brasil, a violência sexual contra animais é enquadrada como crime de maus-tratos. Desde a sanção da Lei 14.064, em 2020, tais atos podem resultar em penas de dois a cinco anos de prisão, além de multa e a perda da guarda do animal. Caso o abuso resulte na morte do animal, a pena pode ser aumentada em até um terço.