Vídeo mostra felino em propriedade do Calambau

Vídeo mostra felino em propriedade do Calambau
Foto: Reprodução/Redes sociais


Parece um gatinho, mas pode não ser quando se trata de um exemplar da onça jaguatirica, como parece se tratar, o animal captado em imagens em um galinheiro na comunidade rural, informada como sendo no Calambau, município de Itaúna. O vídeo, que mostra a onça no interior de um galinheiro, descansando no “poleiro”, após matar algumas aves do local e devorá-las. Além da imagem postada nas redes sociais mostrando a onça, não há informação se foram chamados o Corpo de Bombeiros ou mesmo a Polícia Militar Ambiental para capturar o felino e destiná-lo a local apropriado. Esta seria a medida a ser tomada, porém não há informações acerca disso.

A imagem mostra a onça, até certo ponto, “sociável”, mais, parecendo um gato grande, sem apresentar quaisquer pistas de que pode atacar as pessoas. Mas isso poderia acontecer caso alguém tente se aproximar do animal. As onças jaguatiricas são felinos de nome científico Leopardus pardalis, medindo entre 70 centímetros e um metro de diâmetro, podendo alcançar peso de 16 quilos e altura de 50 centímetros.

A espécie é comum no Brasil e infelizmente também faz parte da lista de animais em extinção. São carnívoras, de hábito noturno (dormem durante o dia e caçam à noite) e, assim como os demais animais selvagens, não podem ser capturadas e mantidas em meio às pessoas, sem conhecimento especializado e sem autorização expressa das autoridades. Caso o animal seja encontrado em propriedades, como parece ser o caso do vídeo, o Corpo de Bombeiros Militar ou a Polícia Militar Ambiental devem ser acionados imediatamente para fazer a captura e destiná-lo ao seu habitat.