VIASUL SUBSTITUÍDA! Itaúna ganha 38 ônibus novos

Conforme projeto aprovado na Câmara, nova empresa colocará 38 novos ônibus em circulação, todos com ar-condicionado, e fará uma série de melhorias no serviço, como nos pontos do Centro e bairros, dentre outros. Os horários serão ampliados, e o preço da passagem, mantido

VIASUL SUBSTITUÍDA! Itaúna ganha 38 ônibus novos

Depois de vários anos com a população questionando o serviço prestado à cidade pela ViaSul, o prefeito Gustavo Mitre resolveu dar um basta na situação e anunciou que a empresa está sendo substituída e vai assumir o transporte coletivo da cidade a empresa Viação Pedra Negra. Além da saída da ViaSul de Itaúna, as outras boas notícias vindas com o processo é que a Viação Pedra Negra colocará circulando em Itaúna 38 ônibus zero quilômetro, todos refrigerados com ar-condicionado. Também serão colocados à disposição dos itaunenses mais cinco vans zero quilômetro e quatro micro-ônibus, também zero quilômetro.

Ao entregar o projeto aos vereadores, na quinta-feira, dia 3, para apreciação e votação, o prefeito informou ainda que, além dos novos veículos, serão realizadas reformas nos pontos e revisão de itinerários, até mesmo criação de novas linhas. Ao receber o projeto, o presidente da Mesa, Antônio de Miranda, afirmou que “esperamos que a nova empresa chegue com compromisso com a cidade. Tivemos a oportunidade de dialogar com a empresa, vamos encaminhar o projeto para a comissão pertinente e convocar uma reunião amanhã”.

Câmara aprova projeto

Em reunião convocada para o início da tarde de ontem, sexta-feira, dia 4, os vereadores aprovaram o projeto do prefeito que autoriza a entrada de outra empresa de transportes coletivos na cidade, estabelecendo regras para esta situação. Votaram contra apenas os edis Lacimar Cezário (Três), Gui Rocha e Dalminho. Os demais aprovaram o projeto na íntegra.

Também foi concedido vista ao vereador Alexandre Campos, em proposta do vereador Wenderson da Usina, que institui o “Qualitrans Itaúna”. Segundo o vereador, ele precisava de mais tempo para analisar a proposta. A próxima reunião da edilidade é na terça-feira, 8, e, até lá, o projeto não deve voltar à pauta.

A Viação Pedra Negra

A nova empresa está sendo constituída justamente para atuar em Itaúna sem os vícios anteriores, como destacou um político da cidade. Conforme a opinião, as alterações anteriores eram apenas de nome das empresas, sendo mantidas as mesmas estruturas, os mesmos vícios. Desta feita, conforme apurou a reportagem, uma história nova passa a ser contada. Desde os ônibus, que serão todos zero km, também a empresa é nova com isso, espera-se que a realidade do transporte de Itaúna também possa ser recontada.

Ao entregar o projeto de lei, o prefeito Gustavo Mitre se reuniu com os vereadores e ressaltou o fato de o projeto ter sido construído em várias mãos, envolvendo a equipe técnica da Prefeitura e a Comissão de Transportes da Câmara. “Ao nosso estilo, sempre com muito diálogo e atenção ao cidadão itaunense e ao Legislativo”, afirmou o prefeito.

Na tarde de ontem, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 82, de 3 de julho de 2025, que alterou a Lei Municipal nº º 6.175, de março de 2015, ratificando a permissão para a de transferência de concessão do serviço público de transporte coletivo de passageiros atualmente existente no município, atendidas as exigências legais.