Aprovado projeto Smart Ita, que vai ampliar segurança na cidade
Proposta é avançar na segurança pública com a criação do programa de videomonitoramento inteligente

Conforme divulgação da Prefeitura, “a segurança pública de Itaúna ganhou um importante reforço com a criação do programa Smart Ita, que implantará um sistema moderno de videomonitoramento em pontos estratégicos da cidade. A iniciativa é fruto do Projeto de Lei Ordinária nº 74/2025, elaborado pela Prefeitura de Itaúna, através da Secretaria de Segurança Pública, e que segue agora para a fase de implementação”. Ainda conforme a divulgação, o programa foca a inovação e a proteção da população.
O programa Smart Ita “contará com tecnologias de ponta, como reconhecimento facial e recursos avançados de vigilância, ampliando a capacidade de monitoramento, prevenindo crimes e promovendo mais tranquilidade para os itaunenses”, continuou a Prefeitura. E acrescenta que a expectativa é de que, dentro dos próximos meses, avancem as etapas legais e administrativas para implantação do serviço.
Estão previstas, inicialmente, a instalação de câmeras, que farão monitoramento nas entradas da cidade, principais avenidas coletoras, regiões centrais, áreas patrimoniais públicas, sendo algumas com tecnologias de reconhecimento faciais, outras com tecnologias como OCR, para reconhecimento placa veicular, sistema de monitoramento de nível de rios e córregos da cidade. A proposta, elaborada pelo Poder Executivo, recebeu aprovação por unanimidade na Câmara, na reunião da terça-feira, 1º de julho, e marca um novo capítulo na segurança pública municipal.
O coronel Alexandre Oliveira, secretário municipal de Segurança Pública, destacou a importância da tecnologia no enfrentamento à criminalidade: “O programa Smart Ita representa um divisor de águas para a segurança pública de Itaúna. Com tecnologia de ponta, vamos intensificar o monitoramento das ruas, agilizar as respostas e, sobretudo, prevenir ações criminosas. É um investimento direto na proteção das pessoas e na construção de uma cidade mais segura para todos”. Já o prefeito Gustavo Mitre disse que “avançamos mais um passo para realizar um sonho antigo da população itaunense, com responsabilidade e inovação, o Smart Ita é mais uma demonstração do nosso compromisso com uma cidade segura e preparada para os desafios do futuro”.