Tudo pronto para a Festa do Reinado no Rosário
A mais tradicional festa de Itaúna se estende até o dia 17 de agosto, no Alto do Rosário e nos quartéis de congado da cidade
O batido das caixas, os cânticos de fé, a dança, a comida farta e a alegria em comemorar os santos protetores... Assim é a mais tradicional festa que se realiza em Itaúna com a participação da comunidade. Todos podem participar e participam. Uns até pagam promessas, outros só admiram. A festa une religiosidade, fé, folclore e até curiosidade. Durante todo o ano, acontecem os preparativos, nos vários quartéis de congado espalhados pela cidade e na zona rural. De fora vêm os congadeiros para visitar e participar com os amigos da nossa festa.
É o Reinado de Nossa Senhora do Rosário, que começa com o levantamento das bandeiras e se encerra com o descerramento delas, lá no Alto do Rosário. E o ponto alto é o dia 15 de agosto, quando todas as guardas de congado sobem o morro e fazem a festa no entorno das duas capelas. Ali, registre-se começou a história da cidade de Itaúna e para lá, saibam, todos os anos uma boa parte de Itaúna vai, quem sabe, para recomeçar a contar a nossa história.
A programação da festa
Desde a quinta-feira, dia 1º, teve início a festa que vai até o dia 17 de agosto. O primeiro ato foi o levantamento de bandeiras, que aconteceu no dia 1º de agosto. Nesta data foram levantadas as bandeiras do Rei Congo, de Avisos e a Bandeira de Sant’Ana. Durante todos os dias, as Guardas de Congado realizam cerimônia no Alto do Rosário. A programação divulgada nas redes sociais mostra atividades a partir do dia 4, amanhã, porém as ações da festa já tiveram início, conforme apurado junto aos organizadores da festa.
Neste domingo, acontece uma procissão com a imagem de Nossa Senhora do Rosário, saindo da Matriz de Sant’Ana para a Capela de Nossa Senhora do Rosário, às 18h, e em seguida, às 19h, será realizada missa na Capela no Alto do Rosário. Entre os dias 5 e 14 de agosto, serão realizadas, diariamente, às 19h, Novena e Reza do Terço, seguidas de missa, com início às 19h30. Após as cerimônias, acontecem as barraquinhas com vendas de comidas típicas. Diariamente também acontecem ações realizadas pelas guardas de congado do município.
A grande festa no Alto do Rosário
O dia 15 de agosto é a data em que se comemora Nossa Senhora do Rosário, em Itaúna. Às 7h acontece o tradicional café comunitário no bairro Santo Antônio, oferecido pela (família da) saudosa Rainha de Santa Efigênia, Dona Sãozinha; e no Bairro das Graças, pela Rainha e Rei Congos, Dona Maria Ana e Dilermando Oliveira.
Às 8h, tem a Recitação do Terço Mariano, com saída da Praça da Matriz em direção à Capela do Rosário. Missas serão celebradas na Capela do Rosário, às 9h e 19h30. Durante todo o dia, acontecem as apresentações das guardas, no entorno das capelas erguidas no Alto do Rosário, quando também são “pagas as promessas”, com a colocação de coroas feitas pelos fiéis. No dia 16 de agosto, às 19h, será o momento do pagamento de promessas pelas guardas de reinado das irmandades de Nossa Senhora do Rosário e Sete Guardas. E, encerrando a festa, dia 17, às 19h, tem Missa e, após, a descida das bandeiras. A Festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário de Itaúna é tombada como Patrimônio Imaterial do Município desde 2015.
Cafés e almoços comunitários
Todos os anos, no dia 15 de agosto, na residência da Rainha de Santa Efigênia e na residência da Rainha Congo, são servidos cafés e almoços comunitários, para onde se dirigem centenas de pessoas que recebem, gratuitamente, as refeições. Os gastos são altos e todos podem ajudar na realização destes eventos, fazendo doações aos promotores das festas.
Para ajudar no “quartel” da Rainha de Santa Efigênia, da saudosa Dona Sãozinha, basta ir até a Avenida Getúlio Vargas, 1.962, no Bairro Santo Antônio, e lá saberá qual a melhor forma de fazer a sua doação. Da mesma maneira, pode se dirigir à residência da Rainha e Rei Congo, Maria Ana e Dilermando, na Rua Mirocles de Carvalho, 277, no Bairro das Graças. A sua contribuição é muito importante para o sucesso da festa.